Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Franz, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Franz, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcelo Fernando de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mansano Neto, João | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Leila Aparecida Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:10:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:10:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18920 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669500 | - |
Descrição: dc.description | This study based on quantitative and qualitative descriptive bibliographical references addressed as fundamental objective the importance of Children 's Literature in the pedagogical methodology of Child Education aiming at the process of teaching learning, in a playful way, seeking to encompass reading, which will enable cognitive, cultural and social development of the child, through imaginary construction, creativity and fantasy, in relation to the environment in which it is inserted. The role of reading makes for a smooth learning where the emotional factors of the child are exposed; fear, sadness, joy, indifference, among others, making it possible for the educator to work these factors in an integral way, therefore, the role of the educator and his didactic abilities becomes paramount before the introduction of this methodology, for the exercise of citizenship (RIBEIRO, 2018). The theme in question sought to make an evaluation of the changes that occurred in the educational process, in relation to the use of literature as a source of development and knowledge, in a chronological and succinct way, addressing historical aspects and the evolution of this in the educational scope. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo com base em referencial bibliográfico descritivo quantitativo e qualitativo abordou como objetivo fundamental a importância da Literatura Infantil, na metodologia pedagógica da Educação Infantil visando o processo de ensino aprendizagem, de forma lúdica, buscando abranger a leitura, a qual possibilitará o desenvolvimento cognitivo, cultural e social da criança, por meio da construção imaginária, da criatividade e da fantasia, em relação ao meio em que está inserida. O papel da leitura torna propícia uma aprendizagem suave, onde os fatores emocionais da criança são expostos; medo, tristeza, alegria, indiferença, entre outros, possibilitando ao educador trabalhar esses fatores de forma íntegra, portanto, torna-se primordial o papel do educador e suas capacidades didáticas diante da introdução desta metodologia, pois o objetivo maior é a formação da criança para o exercício da cidadania (RIBEIRO, 2018). O tema em questão procurou efetuar uma avaliação das mudanças ocorridas no processo educacional, em relação ao emprego da literatura como fonte de desenvolvimento e conhecimento, de forma cronológica e sucinta, abordando aspectos históricos e a evolução desta no âmbito educacional. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Childrens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | A Importância do professor de educação infantil para desenvolver a fantasia por meio da literatura infantil | - |
Título: dc.title | The importance of the early childhood teacher to develop fantasy through children's literature | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: