Proposta de uma sequência de aprendizagem com enfoque CTS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorDias, Jézili-
Autor(es): dc.contributorKarling, Letícia Cucolo-
Autor(es): dc.contributorCaillot, Adriane Cordeiro Rute-
Autor(es): dc.creatorCarneiro, Thais Cristina dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:10:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:10:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23906-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669498-
Descrição: dc.descriptionAcompanha produção técnica: Enfoque CTS e o ensino de evolução: uma sequência de aprendizagem sobre a seleção artificial em cães (Caderno de estratégias pedagógicas para professores dos anos finais do ensino fundamental)-
Descrição: dc.descriptionThe theory of evolution is seen as a unifying and integrating axis of the biological sciences, considered a fact for the scientific community. However, in science classes, teachers don’t give much emphasis on this subject, so it ends up being left out, either due to of the lack of subject mastery or religious issues, specifically human evolution. Despite the curiosity that the subject arouses in students, many teachers approach it as a study very broad content difficult to understand. It ends up requiring patience and lot of reading which ends up requiring patience and much reading. Understanding the diversity of living beings around us without understanding the meaning of Evolution is a difficult, as well as understanding the possibilities of healing of certain genetic diseases, human characteristics of being, human interference with the evolutionary process of some species, whether by domestication or exploitation of natural resources, among others. Knowing its importance for understanding the existing biodiversity, evolutionary biology becomes indispensable in science classes. Therefore, the present work has as objective, the elaboration of a sequence of learning, to be used as a support for teachers to address this knowledge in class. The material will approached the concepts of natural and artificial selection, outlined in the STS Approach. Artificial selection in dogs will be clarified so that students have the opportunity to relate the scientific contents to the reality they live in, thus seeking a meaningful, didactic and efficient learning.-
Descrição: dc.descriptionA teoria da evolução é vista como um eixo unificador e integrador das Ciências Biológicas, considerada um fato para a comunidade científica. Porém, em aulas de Ciências não é dada tanta ênfase a este assunto pelos docentes, tanto por falta de domínio do assunto ou por questões religiosas, especificamente em relação à evolução humana. E embora seja um tema que desperte curiosidade dos alunos, muitos abordam como um estudo de difícil compreensão por ser um conteúdo muito amplo, o qual exige paciência e muita leitura. Entender a diversidade de seres vivos sem compreender o sentido da Evolução é algo difícil de acontecer, como também entender as possibilidades de cura de certas doenças genéticas, as características do ser humano, a interferência humana no processo evolutivo de algumas espécies, seja por domesticação ou exploração dos recursos naturais, entre outros. Sabendo da sua importância para a compreensão da biodiversidade existente, a biologia evolutiva torna-se indispensável nas aulas de Ciências. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo, a elaboração de uma sequência de aprendizagem, a qual será como um suporte para o professor na hora da transposição desses conhecimentos. Nesse material serão abordados os conceitos da seleção natural e artificial, os mesmos, delineados no Enfoque CTS. A seleção artificial em cães será esclarecida de maneira que os alunos tenham a oportunidade de relacionar os conteúdos científicos com sua realidade, buscando, portanto, um aprendizado significativo, didático e eficiente.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology - Social aspects-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleProposta de uma sequência de aprendizagem com enfoque CTS-
Título: dc.titleProposal of a learning sequence with a STS approach-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.