A linguagem conceitual e a compreensão das disciplinas curriculares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBuss, Lenisse Isabel-
Autor(es): dc.creatorColpani, Juraci-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:10:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:10:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21970-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669386-
Descrição: dc.descriptionThe learning success of the students is a concern of most teachers, in both human and exact sciences, it’s seen as an investigational resource of the pedagogic acting in the classroom, where the act of teaching faces the act of learning in a way that the success of an action is the reflection of another. These interfering aspects in the educative process are mediated, and depending how they are used, it can be considered an enabler agent or not, because its efficiency is one of the main challenges of the educational professionals. When the professional works with this intellectual ability he may be helping the learner to understand the concepts better, organize his thoughts and interact with the society. In this way, the present research shows itself pertinent, because it searches ways to demonstrate how efficiently is the usage of language in the process of teaching Science. The research was realized with the students of the final grades of elementary and high school at Colégio Estadual Euclides da Cunha – Matelândia.-
Descrição: dc.descriptionO sucesso na aprendizagem discente é com certeza uma preocupação da maioria dos professores, seja da área das ciências exatas como das humanas, sendo visto como instrumento investigador do agir pedagógico em sala de aula colocando face a face o ato de ensinar e aprender, de tal modo que o êxito de uma ação é o próprio reflexo da outra. Dentro desses aspectos interferentes na prática educativa destaca-se a linguagem, fator pelo qual a maior parte do processo é mediado e, dependendo de como é utilizado, pode ser um agente tanto facilitador como complicador, pois sua eficácia é um dos principais desafios a ser conquistado pelos profissionais da educação. Trabalhando essa habilidade intelectual o profissional do ensino pode estar auxiliando o educando a compreender melhor conceitos, organizar pensamentos e interagir na sociedade. Desse modo a presente pesquisa mostra-se pertinente, pois busca indicadores que possam demonstrar o quanto tem sido eficaz o uso da linguagem no processo de ensino de ciências, tendo como população de amostragem, os estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Estadual Euclides da Cunha – Matelândia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e educação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and education-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleA linguagem conceitual e a compreensão das disciplinas curriculares-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.