Relação entre ruídos em sala de aula de escolas municipais de Ponta Grossa e suas consequências sobre a voz

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMichaloski, Ariel Orlei-
Autor(es): dc.contributorFrasson, Antonio Carlos-
Autor(es): dc.contributorPontes, José Carlos Alberto de-
Autor(es): dc.contributorMichaloski, Ariel Orlei-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Luciana dos Passos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:10:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:10:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23413-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669383-
Descrição: dc.descriptionThe present study aims to verify the noise levels to which teachers are exposed through 35 measurements using digital dosimeters DOS-100 and 43 CPV-P questionnaires. With the dosimeters the general average found was 75.6dB which is above the norm NBR 10152 of 1987 that considers acceptable values up to 50dB. Whereas, with the questionnaires it was possible to verify voice disturbances related to the high levels of noise. The results obtained elucidate the need to educate schools and teachers about the awareness of the problem, as well as seek solutions to reduce these noise, aiming at the health of the teachers as well as the community involved.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo verificar os níveis de ruídos aos quais os professores estão expostos através de 35 medições utilizando dosímetros digitais DOS-100 e 43 questionários CPV-P. Com os dosímetros a média geral encontrada foi de 75,6dB que é acima da norma NBR 10152 de 1987 que considera aceitável valores até 50dB. Enquanto que, com os questionários foi possível constatar distúrbios de voz relacionados aos altos níveis de ruído. Os resultados obtidos elucidam a necessidade de conscientização das escolas e professores sobre a conscientização do problema, bem como buscar soluções afim de reduzir esses ruídos, visando a saúde dos professores bem como da comunidade envolvida.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Segurança do Trabalho-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Relação: dc.relationhttps://www.nucleodoconhecimento.com.br/engenharia-civil/ruido-em-sala-de-aula-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente de sala de aula-
Palavras-chave: dc.subjectRuído - Efeito fisiológico-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectDistúrbios da voz-
Palavras-chave: dc.subjectClassroom environment-
Palavras-chave: dc.subjectNoise - Physiological effect-
Palavras-chave: dc.subjectPublic schools-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Palavras-chave: dc.subjectVoice disorders-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO-
Título: dc.titleRelação entre ruídos em sala de aula de escolas municipais de Ponta Grossa e suas consequências sobre a voz-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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