Comportamento decisório no contexto do Big Data – um estudo de caso em uma companhia de GLP da região Sudeste do Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorBerghauser, Neron Alipio Cortes-
Autor(es): dc.contributorWrasse, Carlos Laercio-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Carlos Murilo Rossi Trettel de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:10:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:10:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12751-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669349-
Descrição: dc.descriptionMarket changes and globalization make competitive intelligence present in modern organizations. In this sense, it is necessary to follow market news and technological innovations, in particular Big Data. In this sense, this paper aims to present tools that use information to structure decision making in the commercial universe of bottled LPG. This Course Conclusion Paper is the result of a practical application of proposed tools, which was initially thought theoretically, and later applied to the Brazilian market. It has social relevance when it studies the behavior of the LPG market with the purpose of improving the service to the end consumer giving him access to the quality service. The research presented is methodologically constructed, regarding its nature as basic,its objective as exploratory, its object as bibliographic and its technical procedures as a result of a bibliographic investigation, survey and case study. In summary, this work presents, in the context of competitive intelligence and Big Data, the use of Trello tool and Power BI software, demonstrating the movement of the process from the feeding of data and information, through the construction of knowledge and generating wisdom in decision making.-
Descrição: dc.descriptionAs mudanças no mercado e a globalização fazem com que a inteligência competitiva esteja presente nas organizações modernas. Neste sentido, faz-se necessário acompanhar as novidades de mercado e as inovações tecnológicas, em específico o Big Data. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo geral apresentar ferramentas que utilizam informações para estruturar a tomada de decisões no universo comercial do GLP envasado. Este Trabalho de Conclusão de Curso é resultado de uma aplicação prática de ferramentas propostas, que inicialmente foi pensando teoricamente, e posterior aplicado ao mercado brasileiro. Apresenta relevância social quando estuda o comportamento do mercado de GLP com o propósito de melhorar o atendimento ao consumidor final dando-lhe acesso ao serviço de qualidade. A pesquisa apresentada é construída metodologicamente, em relação a sua natureza como básica, quanto ao seu objetivo como exploratória, quanto ao objeto como bibliográfica e quanto aos procedimentos técnicos é um resultado de uma investigação bibliográfica, de levantamento e de estudo de caso. Em síntese, este trabalho apresenta no contexto da inteligência competitiva e do Big Data, a utilização da ferramenta Trello e do software Power BI, demonstrando o movimento do processo desde a alimentação de dados e informações, passando pela construção de conhecimento e gerando a sabedoria na tomada de decisão.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia de Produção-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência competitiva (Administração)-
Palavras-chave: dc.subjectGás natural liquefeito-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisório-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectLiquefied natural gas-
Palavras-chave: dc.subjectDecision making-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleComportamento decisório no contexto do Big Data – um estudo de caso em uma companhia de GLP da região Sudeste do Brasil-
Título: dc.titleDecision behavior in the Big Data context – a case study in a LPG company from Southeastern Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.