A Literatura e a educação ambiental no ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.creatorPereira, Maria Helena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:10:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:10:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22058-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669337-
Descrição: dc.descriptionThis work had as thematic the use of Literature in the activities of Environmental Education in the teaching of Sciences. It is well known that Environmental Education must awaken the understanding of the need to commit ourselves to the environment in which we live, but for this it is necessary that people have a process of awareness and learning. This awareness is possible when we are in contact with the literary text. Literature allows people to reflect on the sense of belonging that is necessary to develop an environmental awareness. In the development of this study, it was necessary to review the literature and describe practices developed in different classes. The practices aimed at developing content in a more attractive and meaningful way for students from the use of literary texts. The use of literature and poetry allows people to treat nature with emotion, beyond reason. We do not preserve the environment just because we need it or because it is necessary for the survival of living beings, but because it is beautiful, and we belong to it as well.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática o uso da Literatura nas atividades de Educação Ambiental dentro do ensino de Ciências. É de conhecimento que a Educação Ambiental deve despertar a compreensão da necessidade de nos comprometermos com o meio em que vivemos, mas para isso é necessário que as pessoas passem por um processo de sensibilização e aprendizagem. Essa sensibilização é possível quando entramos em contato com o texto literário. A Literatura permite às pessoas refletir sobre o sentido do pertencimento que é necessário para poder desenvolver uma consciência ambiental. No desenvolvimento deste estudo, foi necessária uma revisão da literatura e a descrição de práticas desenvolvidas em turmas e anos diferentes. As práticas visavam desenvolver o conteúdo de forma mais atrativa e significativa para os alunos a partir do uso de textos literários. O uso da Literatura e da poesia permite que as pessoas tratem a natureza com emoção, além da razão. Não preservamos o ambiente apenas porque precisamos dele ou porque é necessário à sobrevivência dos seres vivos, mas porque é belo, e pertencemos a ele também.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em ensino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente e crianças-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectReading promotion-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironment and children-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleA Literatura e a educação ambiental no ensino fundamental-
Título: dc.titleLiterature and environmental education in elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.