Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo - PR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFeiber, Silmara Dias-
Autor(es): dc.contributorFeiber, Fúlvio Natercio-
Autor(es): dc.contributorFurlan, Gladis Cristina-
Autor(es): dc.contributorBressiani, Lucia-
Autor(es): dc.contributorFeiber, Silmara Dias-
Autor(es): dc.contributorFeiber, Fúlvio Natercio-
Autor(es): dc.creatorCabral, Mariana Perez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:10:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:10:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-11-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15770-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669328-
Descrição: dc.descriptionOs portadores de necessidades especiais enfrentam diariamente situações limitantes, seja no aspecto de mobilidade física ou inclusão social. Os fatores que limitam a plenitude de execução de atividades e a independência individual estão presentes em topo tipo de edificação pública. Reconhecendo-se este fato, o presente trabalho explana sobre a acessibilidade em edificações públicas escolares, uma vez que este é o ambiente base para a formação intelectual e social dos indivíduos. Os aspectos limitantes relacionados a mobilidade espacial encontrados em instituições de ensino ocorrem devido a projetos mal elaborados ou mal executados. A proposta de pesquisa considera que esses aspectos limitantes podem ser minimizados ou extinguidos através da mensuração dos seus efeitos para cada usuário que o utiliza. Assim, com o intuito de facilitar a vistoria de acessibilidade em instituições públicas de ensino, o presente trabalho tem como proposta a elaboração de um método avaliativo com base na NBR 9050/2015 que diz respeito à Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. O método avaliativo baseia-se na identificação dos percentuais de conformidade para os ambientes e usuários, indicação dos itens exatos da norma de referência para cada condição descrita, como também a identificação visual das irregularidades através de um relatório fotográfico. O objetivo é proporcionar maior exatidão na identificação dos obstáculos técnicos e consequentemente maior precisão de respaldo normativo para que ocorra maior agilidade no processo de adequações técnicas. O método foi aplicado em quatro instituições públicas de ensino localizadas na cidade de Toledo/PR e validado através da coerência dos resultados apresentados e de resultados da literatura. Os resultados obtidos indicaram que os quesitos de menor conformidade com a norma foi o das “Rampas” e “Sanitários, banheiros e vestiários” e o grupo de usuário de menor conformidade foi o das pessoas em cadeiras de rodas. O método avaliativo permite que ações concernentes de ordem técnico-legal possam ser tomadas pelo poder público, com relação à efetiva implantação da acessibilidade em edificações escolares.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherToledo-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEngenharia Civil-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectInstalações escolares-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Mobiliário e equipamento-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho universal-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de acessibilidade para estudantes com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectSchool facilities-
Palavras-chave: dc.subjectSchools - Furniture, equipment, etc-
Palavras-chave: dc.subjectUniversal design-
Palavras-chave: dc.subjectBarrier-free design for students with disabilities-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAO-
Título: dc.titleMétodo avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo - PR-
Título: dc.titleMethod of accessibility as a tool for public management: study in educational institutions in Toledo - PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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