Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bortoloto, Claudimara Cassoli | - |
Autor(es): dc.creator | Zane, Andréia Dias de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:10:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:10:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-12-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20981 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669310 | - |
Descrição: dc.description | This research aimed to increase knowledge and analyze the importance of family involvement in the school context and the development and learning of children. The family has historically been affected by structural changes in the world of work and beyond the effects of educational policies implemented in the 1990s , at the same time that universalized education , paradoxically caused the emptying of the contents, associated with precarious working conditions of teachers in order to worsen education in Brazil . These were some minimally featured to understand the separation from family along with school institutions factors. The methodology used was literature, because it is the analysis of secondary documentary sources such as books , internet sites , whose base was the theoretical framework that included discussions on the topic in question. The development of the research was designed from a central point, where through the literature survey, we attempted to answer: what role family and school play in the teaching - learning process of the student. This way we sought to understand what the function of the family in the formation of this individual in the midst of society. As a result of this study, it was found that the family has crucial importance for school development, and together with the school may be a potentiator for the development and consolidation of the educational process of teaching and learning institution. | - |
Descrição: dc.description | Essa pesquisa teve como objetivo ampliar o conhecimento e analisar a importância da participação da família no contexto escolar e no desenvolvimento e aprendizado da criança. A família historicamente tem sido atingida pelas mudanças estruturais no mundo do trabalho, além das consequências das políticas educacionais implementadas nos anos 1990, que ao mesmo tempo em que universalizou a educação, causou contraditoriamente o esvaziamento dos conteúdos, associados à precarização das condições de trabalho dos professores, de forma a piorar a educação no Brasil. Esses foram alguns fatores minimamente destacados para compreendermos o afastamento da família junto às instituições escolares. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, por se tratar da análise de fontes documentais secundárias como livros, sites da internet, cuja base foi o referencial teórico que contemplou discussões sobre o tema em questão. O desenvolvimento da pesquisa foi delineado a partir de uma questão central, onde através do levantamento bibliográfico tentou-se responder: que papel a família e a escola exercem no processo de ensino-aprendizado do aluno. Buscou-se dessa forma compreender qual é a função da família na formação deste individuo em meio à sociedade. Como resultado desse estudo, constatou-se que a família possui importância crucial para o desenvolvimento escolar, e junto com a escola pode ser uma instituição potencializadora para o desenvolvimento do processo educativo e a consolidação do ensino e aprendizagem. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Participação dos pais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração - Participação dos pais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Parent participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | School management and organization - Parent participation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Título: dc.title | A função da família na educação escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: