Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Filippi, Marciele | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Daniela Macedo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Daniela Macedo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Filippi, Marciele | - |
Autor(es): dc.contributor | Estevan, Daniela Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Ioris, Emellyn Gabriela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:10:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:10:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11072 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669304 | - |
Descrição: dc.description | The use of trails as environment subject to visitation, enabling the dissemination of information about each ecosystem has increased in recent years. The present study aimed to develop educational activities aimed at restructuring and conservation Ecological Trail of the Federal Technological University of Paraná, Campus Dois Vizinhos and insert environmental education in order to raise awareness among visitors about environmental issues. For this, we initially performed cleaning the work area and placed signposts path. They were marked interpretive points on the track route that would help in explanations involving environmental education. The spots were located and marked copies of representative forest species of the Atlantic. As a result, they were taken to the location a group of visitors, which were applied questionnaires before and after the visit and delivered an informative flyer about the area. The work made it possible to develop educational activities through the structure in track trail. There have been learning and environmental awareness on the part of those involved. Since the importance of environmental education, it is expected that other similar import jobs to be developed by collaborating with relevant values to ecology, preservation and notions of attitudes that contribute to environmental maintenance. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | - |
Descrição: dc.description | A utilização de trilhas como ambiente passível de visitação, possibilitando a disseminação de informações a respeito de cada ecossistema tem aumento nos últimos anos. Assim, o presente estudo objetivou desenvolver ações educacionais visando à reestruturação e conservação da Trilha Ecológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Dois Vizinhos, bem como inserir a Educação Ambiental de forma a sensibilizar os visitantes quanto a questões ambientais. Para isso, inicialmente foi realizada a limpeza da área de trabalho e inseridas placas indicativas de trajeto. Foram demarcados pontos interpretativos no percurso da trilha que auxiliassem em explanações envolvendo a Educação Ambiental. Nos pontos foram localizadas e demarcadas exemplares de espécies florestais representativas da Mata Atlântica. Na sequência, foram conduzidos até o local um grupo de visitantes, onde foram aplicados questionários antes e depois da visitação e entregue um flyer informativo sobre a área. O trabalho possibilitou desenvolver ações educacionais por meio da estrutura no trajeto trilha. Houve aprendizado e sensibilização ambiental por parte dos envolvidos. Visto a importância da Educação Ambiental, espera-se que outros trabalhos de similar importância sejam desenvolvidos, colaborando com valores relevantes à ecologia, preservação e noções de atitudes que contribuam para manutenção do ambiente. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trilhas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação da natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trails | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA | - |
Título: dc.title | Educação ambiental: alternativa para a conservação da trilha ecológica da UTFPR, DV | - |
Título: dc.title | Environment education: alternative for the conservation of the ecological track UTFPR, DV | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: