Entendimento de futuros professores de matemática sobre os conceitos de função e equação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJustulin, Andresa Maria-
Autor(es): dc.contributorJustulin, Andresa Maria-
Autor(es): dc.contributorFontanini, Maria Lucia de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Amanda da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:10:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:10:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7342-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669287-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to investigate the understanding of future mathematics teachers about the concepts of function and of equation. The theoretical framework was based on historical aspects of Algebra, especially those related to function and equation, as well as recommendations for its teaching and initial formation of the Mathematics teacher. The research is characterized as qualitative and the discursive textual analysis was used as a tool for the organization, understanding and analysis of the data.The participants of the research were the final students of the Mathematics Degree course, from the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio. The instrument used for the data collection was a semi-structured interview. The course of the research made possible the reflection and discussion around the researched topic. The results indicated, in general, that the students interviewed have difficulties in relation to the concepts of functions and equations, related to the experiences during the Basic Education. The content approach shows that in Higher Education, functions and equations are little explored from the perspective of teaching.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem por objetivo investigar o entendimento de futuros professores de matemática sobre os conceitos de função e de equação. O referencial teórico foi construído com base em aspectos históricos da Álgebra, em especial aos relacionados com função e equação, bem como recomendações para seu ensino e sobre formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e a análise textual discursiva foi usada como ferramenta para a organização, compreensão e análise dos dados. Os participantes da pesquisa foram os alunos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. O percurso da pesquisa possibilitou a reflexão e discussão em torno do tema investigado. Os resultados indicaram, de modo geral, que os alunos entrevistados possuem dificuldades em relação aos conceitos de funções e equações, relacionadas às experiências durante a Educação Básica. A abordagem do conteúdo relatada mostra que no Ensino Superior, funções e equações são pouco exploradas da perspectiva do ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCornelio Procopio-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFunções (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectEquações-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores – Formação-
Palavras-chave: dc.subjectFunctions-
Palavras-chave: dc.subjectEquations-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA-
Título: dc.titleEntendimento de futuros professores de matemática sobre os conceitos de função e equação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.