Rede de computadores e softwares no ensino de ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOttobelli, Ivonei-
Autor(es): dc.creatorCarmelo, Fernando Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:10:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:10:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21870-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669281-
Descrição: dc.descriptionThis study is meant to examine the technology not as a mere tool, but as a facilitator tool in the learning process of the discipline of science, with main focus on analysis of how the World Wide Web (internet) can be educational interaction instrument, also analyzing the importance of internet and software in science teaching, clarifying the teachers about the importance of using electronic technology resources. This work was developed through literature review. The theme was chosen because of verifying the need to provide better quality education to students, arousing great interest for the proposed pedagogical activities in the classroom. Using different methodologies, many technological applications as well as use other technological resources available on the internet that can provide interaction between the various agents of the teaching process and learning. Data were collected through articles, websites, books and other documents available or not on the internet, as well as in public libraries and particulars. Foo also made a field survey along the schools in the city, seeking theories that surround the area technological resources as a pedagogical support in education and the preparation of teachers to use these resources in the practice of teaching and learning, and how does the use no day-to-day teaching practice. Notably it appears that resources exist, however, there is no qualified personnel for the proper handling of such equipment.-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo principal analisar a tecnologia não como simples instrumento, mas como ferramenta facilitadora no processo ensino aprendizagem da disciplina de ciências, com foco principal na análise de como a rede mundial de computadores (internet) pode ser instrumento de interação educativa, analisando também a importância da internet e softwares no ensino de ciências, esclarecendo os docentes sobre a importância de usar recursos tecnológicos eletrônicos. Este trabalho foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica. O tema foi escolhido devido à verificação da necessidade de oferecer melhor qualidade de ensino aos alunos, despertando maior interesse quanto às atividades pedagógicas propostas em sala de aula. Utilizando diferentes metodologias, diversos aplicativos tecnológicos, bem como o uso outros recursos tecnológicos disponíveis na internet que podem propiciar interação entre os vários agentes do processo de ensino e aprendizagem. Os dados foram coletados por meio de artigos, sites, livros e outros documentos disponíveis ou não na internet, bem como em bibliotecas públicas e particulares. Foi feito também uma pesquisa de campo, junto as escolas do município, buscando teorias que circundam a área de recursos tecnológicos como suporte pedagógico no ensino e o preparo dos docentes para usarem estes recursos na prática do ensino-aprendizagem, e como ocorre a utilização no dia a dia da pratica pedagógica. Notadamente verifica-se que recursos existem, contudo, não existe pessoal qualificado para o manuseio adequado de tais equipamentos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino (Elementar)-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching (Elementary)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Título: dc.titleRede de computadores e softwares no ensino de ciências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.