Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Haas, Jucelaine | - |
Autor(es): dc.contributor | Kovalski, Mara Luciane | - |
Autor(es): dc.contributor | Haas, Jucelaine | - |
Autor(es): dc.contributor | Locateli, Bruna Taiza | - |
Autor(es): dc.creator | Miolla, Gabriélli Tainá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:10:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:10:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11129 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669276 | - |
Descrição: dc.description | Teaching has been suffering the need of adaptation to the social and economic changes presented by our reality, mainly due to the intense presence of technologies such as the internet. Today teachers have different strategies available that can be used to improve and innovate their teaching practice. Information and communication technologies (ICTs), allow the use of several didactic-technological tools that transform the dynamics of learning, but there is a great difficulty for teachers to find quality materials ready and available in the internet. The study presented here was carried out in two stages: firstly, interviews were conducted with 12 Biology teachers from the cities of Dois Vizinhos-PR, Francisco BeltrãoPR and Verê-PR, in order to get their opinion about the animations in gif. All teachers commented that gifs could be created about animal physiology and that they would use these animations in their classes if they were available. With this survey were created six animations in gif. The teachers later received a guide that described the methodology used to creat the animations, so that teachers could understand the principle of gif and perhaps come to create their own animations. In the second stage of this research, a website was created which made the animations produced available for download; the users of this site responded to a questionnaire about the animations. There were 83 answers, in which it was found that 60.2% of the participants believed that the gifs created had high level of clarification, 37.3% average level and 2.4% low level; 96.5% of participating teachers stated that they would use these animations in their classes. Hopefully the material provided will be used by the teachers in their classes as tools to facilitate the learning of zoology content. | - |
Descrição: dc.description | O ensino vem sofrendo a necessidade de adaptação às mudanças sociais e econômicas que são apresentadas pela nossa realidade, principalmente pela intensa presença das tecnologias como a internet. Hoje, os professores possuem disponíveis diferentes estratégias que podem ser utilizadas para melhorar e inovar a sua prática docente. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), permitem a utilização de diversas ferramentas didático-tecnológicas que transformam a dinâmica do aprendizado, porém existe uma grande dificuldade dos professores encontrarem materiais de qualidade prontos e disponíveis na rede. O objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento da opinião de professores de Biologia a respeito de multimídias e animações em gif, produzir animações em gif sobre o tema Zoologia, criar e divulgar um site para disponibilizar as animações produzidas, proporcionando ferramentas que facilitem na inovação do ensino. O estudo aqui apresentado foi concretizado em duas etapas: primeiramente, foram realizadas entrevistas com 12 professores de Biologia das cidades de Dois Vizinhos-PR, Francisco Beltrão-PR e Verê-PR, a fim de levantar a opinião destes sobre as animações em gif. Todos os professores comentaram que poderiam ser criados gifs a respeito da fisiologia animal, e que utilizariam as animações em suas aulas caso disponibilizadas. Com esse levantamento foram criadas seis animações em gif. Posteriormente, os professores receberam um guia que descreveu a metodologia utilizada para a criação das animações, para que os docentes pudessem compreender o princípio do gif e talvez vir a criar suas próprias animações. Na segunda etapa desta pesquisa, foi criado um site o qual disponibilizou as animações produzidas gratuitamente para download. Os usuários deste site responderam a um questionário, no qual constatou-se que 60,2% dos participantes acreditam que os gifs criados possuem nível alto de esclarecimento, 37,3% nível médio e 2,4% nível baixo e 96,5% dos professores participantes afirmaram que utilizariam estas animações em suas aulas. Espera-se que os professores utilizem o material disponibilizado em suas aulas como ferramentas facilitadoras da aprendizagem do conteúdo de Zoologia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Dois Vizinhos | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zoologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Zoology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Animações em gif como ferramenta didática para o ensino de zoologia | - |
Título: dc.title | Animations in gif format as a didatic tool for teaching zoology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: