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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Cabreira, Regina Helena Urias | - |
Autor(es): dc.creator | Birck, Daniele Maria Castanho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:10:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:10:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-05-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18987 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669269 | - |
Descrição: dc.description | Using literary texts in foreign language teaching has been considered relevant to the development of language acquisition. However, choosing literary texts that are appropriate to beginner or pre-intermediate levels is a great challenge. In order to solve this problem, many publishers offer adaptations of classical literary works to be used in foreign language teaching. This essay aimed at analysing the adaptation of Shakespeare’s The Tempest (1611) to the Heinle Cengage Learning comics entitled The Tempest: the Graphic Novel (2011). In order to build a theoretical basis to this study, a bibliographical research on the shakespearean play and on the artistic process of adaptation has been done. Finally, after analyzing the graphic novel per se, it was concluded that the association of images, the simplified text e the media conventions resulted in an appropriate and involving literary text to be used in the classroom. | - |
Descrição: dc.description | O uso de textos literários no ensino de línguas estrangeiras tem sido considerado relevante para o desenvolvimento da aquisição linguística. Entretanto, escolher textos literários adequados para níveis iniciantes e pré-intermediários é um grande desafio. Para resolver este problema, diversas editoras publicam obras que adaptam clássicos da literatura mundial para o ensino de línguas estrangeiras. O objetivo deste artigo foi analisar a adaptação do texto shakespeariano A tempestade (1611) para os quadrinhos da Heinle Cengage Learning que foi intitulada The Tempest: The Graphic Novel (2011). Para embasar teoricamente esta análise foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a peça shakespeariana e sobre o processo artístico de adaptação literária. Finalmente, após realizar a análise do romance gráfico, chegou-se a conclusão de que a associação entre imagens, texto simplificado e as convenções próprias da mídia em questão resultou um texto literário envolvente e adequado para se usar em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Línguas modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos - Adaptações | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Languages, Modern | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic books - Adaptations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas | - |
Título: dc.title | A tempestade em quadrinhos: análise de uma adaptação do texto Shakespeariano para o ensino de língua inglesa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
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