Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7459-3780 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9516464037261848 | - |
Autor(es): dc.contributor | Affonso, Igor de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1013-8543 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3358078585155878 | - |
Autor(es): dc.contributor | Miquelin, Awdry Feisser | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-7459-3780 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9516464037261848 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bertoni, Danislei | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-9591-1960 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5266519228515641 | - |
Autor(es): dc.contributor | Affonso, Igor de Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-1013-8543 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3358078585155878 | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Nilson Marcos Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-3242-994X | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2711017945843978 | - |
Autor(es): dc.creator | Przyvara, Ana Paula Magagnin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:10:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:10:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24634 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669254 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha produção técnica: Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas: história e biologia | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is a qualitative, exploratory, descriptive and applied research. Its objective was to develop pedagogical teaching material from the Management Plan of the Conservation Unit (UC) of the Refuge of Wild Life of Campos de Palmas (RWLCP) - Paraná. We investigated the potential for guiding visits to the UC, as well as school support for science teaching. Ten students, future science teachers, from the discipline of Fundamentals of Ecology of the Interdisciplinary Course in Natural Sciences at the Federal Technological University of Paraná, Ponta Grossa - Paraná campus, participated in this research as and represented our sample space (n = 10). We transposed the wise knowledge of RWLCP to students through their management plan and a technical visit to RWLCP. Data collection was carried out using questionnaires, photographic records and material produced by the students. The main results showed that students expanded their scientific knowledge, which represents the reestablishment of the connection between science teaching and conservation units. The development of this knowledge promoted an environmental awareness aimed at protecting students' conservation units. The results also showed that a Didactic Transposition of the knowledge involved in the biodiversity mentioned in the management plan of the Refuge of Wild Life of Campos de Palmas is possible. We show an efficient approach to teaching and learning in Science, dealing mainly with environmental education. This can lead the teacher to establish links between ecological phenomena and the situations to be studied in the non-formal space. These results were used to develop a textbook for elementary school students. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação é uma pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e aplicada. Seu o objetivo foi desenvolver um material didático pedagógico a partir do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC) do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas (RVSCP) - Paraná. Investigamos as potencialidades para orientação a visitas na UC, bem como apoio escolar para o ensino de Ciências. Dez estudantes, futuros professores de ciências, da disciplina de Fundamentos de Ecologia do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa - Paraná, participaram desta pesquisa como e representaram nosso espaço amostral (n =10). Nós fizemos a transposição do saber sábio do RVSCP aos estudantes através do seu plano de manejo e de uma visita técnica ao RVSCP. A coleta de dados foi feita por questionários, registros fotográficos e material produzido pelos estudantes. Os principais resultados mostraram que os estudantes ampliaram seu conhecimento científico, o que representa o reestabelecimento da ligação entre ensino de Ciências e unidades de conservação. O desenvolvimento destes conhecimentos promoveu uma consciência ambiental voltada para a proteção das unidades de conservação nos estudantes. Os resultados também mostraram que é possível uma Transposição Didática dos saberes envolvidos na biodiversidade citadas no plano de manejo do Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas. Nós evidenciamos uma abordagem eficiente para o ensino-aprendizagem em Ciências, tratando, principalmente, da educação ambiental. Isto pode levar o professor a estabelecer ligações entre os fenômenos ecológicos e as situações a serem estudadas no espaço não formal. Estes resultados foram usados para elaborar um livro didático para os estudantes do ensino Fundamental. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers, Training of | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia/Tecnologia/Gestão | - |
Título: dc.title | Unidade de Conservação Ambiental Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas: uma transposição de saberes para o ensino de biologia | - |
Título: dc.title | Unit of Environmental Conservation Refuge of Wild Life from Campos de Palmas: a transposition of knowledge for the teaching of biology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: