Contribuição da participação no PIBID para a formação docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPetrikoski, Ana Paula-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Sirlei Dias-
Autor(es): dc.creatorMarcon, Ana Claudia-
Autor(es): dc.creatorMackincs, Jéssica Kássia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:10:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:10:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-17-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-04-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14867-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669188-
Descrição: dc.descriptionIn order to organize the many branches of basic education in Brazil, beginning by giving undergraduates high quality education and professional experience, the Institutional Program of Scolarships for Initiation to Teaching (PIBID) was created by CAPES. This study evaluates the contribution of this program in the education of Chemistry undergraduates at the Pato Branco campus of UTFPR. In this study we performed a survey questionnaire containing twelve multiple choice questions to current and former members of the program. The results show that most of the members participate in the program for a period longer than 12 months e most of them believe that the program gives them confidence and experience in their teaching profession. It also shows that most participants have a positive view concerning the benefits that the program brings to the school and teachers alike as well as to the students that participate on the activities developed, even though the teacher sometimes notice a lack of interest and involvement in some of the students. It is also shown that the members of the program consider it to be important in their vocational training, in the development of new approaches for the teaching of Chemistry, in the making of new and alternative teaching materials and promoting their teaching profession. In our investigation, it becomes clear the importance of this project as a first step in the teaching carreer of the undergraduate participants, and improving the quality of the education professionals altogether. We conclude that the the project PIBID - Chemistry/UTFPR campus Pato Branco fulfills its main objectives proposed.-
Descrição: dc.descriptionA fim de organizar e adequar os ramos da educação básica no Brasil, desde a formação inicial dos acadêmicos de licenciatura almejando, uma instrução educacional de qualidade e qualidade profissional, instituiu-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O presente estudo relata uma pesquisa, com o objetivo de avaliar a contribuição da participação no subprojeto PIBID – Química/UTFPR câmpus Pato Branco, na formação dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Química. A metodologia para realização da mesma foi através da aplicação de um questionário contendo doze perguntas de múltipla escolha, aos atuais e ex-participantes do programa. A análise dos resultados mostra que a maioria dos participantes permanece no projeto por um período maior de 12 meses e a maioria dos bolsistas afirma que o projeto lhes fornece preparo e experiência para a futura docência. Verificou-se ainda, que a maioria dos participantes tem uma visão positiva em relação aos benefícios que o programa traz tanto para a escola e professores, quanto para os alunos que participam das atividades desenvolvidas durante o programa, apesar de perceberem a falta de interesse por parte dos alunos. Verificou-se, ainda, que para os bolsistas a participação no subprojeto PIBID – Química é considerada importante para sua formação profissional, na busca de novas metodologias no ensino de Química, na elaboração materiais didáticos alternativos e no incentivo à carreira docente. Através desta investigação, constata-se visível a importância da participação destes acadêmicos no subprojeto dando-lhes base para atuação na carreira docente, e consequentemente, elevando a qualidade da educação no país. Com isso, pode-se concluir que o subprojeto PIBID – Química/UTFPR câmpus Pato Branco vem cumprindo com êxito os principais objetivos propostos pelo programa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica - Prática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry - Student teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Química-
Título: dc.titleContribuição da participação no PIBID para a formação docente-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.