Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Albini, Andressa Brawerman | - |
Autor(es): dc.contributor | Albini, Andressa Brawerman | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Marriott, Rita de Cássia Veiga | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Gisele Fabiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:10:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:10:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-19 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8938 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669185 | - |
Descrição: dc.description | The main objective of this research consists of investigating what the benefits and difficulties of using educational games to teach English in public schools are according to teachers’ point of view. Considering this intent, firstly a bibliographic study is made, which includes authors such as: Huizinga (1993), Haldfield (1999), Kishimoto (2003), Ramos (2013), Nogueira (2007), Kasdorf (2013) and Falkembach (2006). Secondly, aiming to notice the benefits and difficulties faced while working with educacional games in classroom, a questionnaire is applied to 10 public school English teachers. Finally, the data obtained through the survey is analysed and contrasted with the theoretical references previously approached. The results obtained suggest that teachers are motivated to work with educacional games to teach English, once this educational tool might provide several benefits, such as more dynamics classes, the work with diffrent inteligences types and the increasement of students’ motivation. However, teachers affirm that they do not frequently use this educational resource. Therefore, the results point out for a contradiction between the theachers’ view about educational games and the frequence they are utilized in classroom, a fact that might be associated with the public school English teachers’ working conditions. | - |
Descrição: dc.description | O principal objetivo da presente pesquisa consiste em investigar quais são os benefícios e as dificuldades do uso de jogos educacionais para o ensino de Língua Inglesa em escolas da rede pública a partir da opinião dos professores. Tendo em vista tal pretensão, primeiramente é realizado um estudo bibliográfico, o qual abrange autores como Huizinga (1993), Haldfield (1999), Kishimoto (2003), Ramos (2013), Nogueira (2007), Kasdorf (2013) e Falkembach (2006). Em seguida, com o objetivo de perceber quais são os benefícios e dificuldades encontrados no trabalho com jogos educacionais em sala de aula, aplica-se um questionário para 10 professoras de Língua Inglesa da rede pública de ensino. Após isso, os dados obtidos por meio da pesquisa são analisados e contrastados com o referencial teórico abordado. Os resultados obtidos por meio da pesquisa sugerem que os professores sentem-se motivados a trabalhar com jogos educacionais no ensino de Língua Inglesa, uma vez que tal recurso pode proporcionar diversos benefícios, como: aulas mais dinâmicas, trabalho com diferentes tipos de inteligência e aumento da motivação dos alunos. Todavia, os professores consideram que não utilizam esta ferramenta frequentemente. Desta forma, as informações encontradas apontam para uma possível contradição entre a visão dos professores sobre o uso dos jogos educacionais e a frequência com que estes são utilizados em sala de aula, o que pode ser associado com as condições de trabalho dos professores de Língua Inglesa da escola pública. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras Português/Inglês | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: