Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Casagrande, Luiz Fernande | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Ana Paula de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:10:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:10:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013-03-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22323 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669180 | - |
Descrição: dc.description | A valoração da gestão do conhecimento como diferencial competitivo para as organizações contribuiu para estudos mais avançados e desenvolvimentos de técnicas para a criação, gerenciamento, transferência e armazenamento do conhecimento. Neste contexto as universidades se destacam, pois sua atividade esta ligada diretamente com o conhecimento. Outrora, para validação como diferencial competitivo o conhecimento deve ser organizado e estruturado em procedimentos. Com isso, o objetivo geral desse artigo é estudar e analisar os procedimentos da gestão de conhecimento na área administrativa e gerencial de uma universidade pública com vistas a levantar, distinguir e sugerir melhorias, criando vantagem competitiva sustentável. A pesquisa é um estudo de caso e foi estrutura qualitativamente, aplicando-se questionário aos técnicos administrativos. O resultado obtido na pesquisa destacou que as práticas de gestão do conhecimento são pouco difundidas. As principais ações são desenvolvidas informalmente, todavia abordando principalmente as atividades burocráticas e operacionais. O fato de destaque é o investimento e incentivo por parte da universidade para a capacitação e aperfeiçoamento profissional e individual, contudo sem muito controle e disseminação desse conhecimento. A gestão do conhecimento esta marcando território de forma gradual e lenta, mas está se fixando nas organizações como o principal ativo para a criação de inovações, respostas rápidas e desenvolvimento de diferencial competitivo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capital intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência competitiva (Administração) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intellectual capital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Business intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão Contábil e Financeira | - |
Título: dc.title | Gestão do conhecimento: estudo dos procedimentos da gestão do conhecimento em uma universidade pública | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: