Gestão do conhecimento: estudo dos procedimentos da gestão do conhecimento em uma universidade pública

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCasagrande, Luiz Fernande-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Ana Paula de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:10:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:10:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2013-03-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22323-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669180-
Descrição: dc.descriptionA valoração da gestão do conhecimento como diferencial competitivo para as organizações contribuiu para estudos mais avançados e desenvolvimentos de técnicas para a criação, gerenciamento, transferência e armazenamento do conhecimento. Neste contexto as universidades se destacam, pois sua atividade esta ligada diretamente com o conhecimento. Outrora, para validação como diferencial competitivo o conhecimento deve ser organizado e estruturado em procedimentos. Com isso, o objetivo geral desse artigo é estudar e analisar os procedimentos da gestão de conhecimento na área administrativa e gerencial de uma universidade pública com vistas a levantar, distinguir e sugerir melhorias, criando vantagem competitiva sustentável. A pesquisa é um estudo de caso e foi estrutura qualitativamente, aplicando-se questionário aos técnicos administrativos. O resultado obtido na pesquisa destacou que as práticas de gestão do conhecimento são pouco difundidas. As principais ações são desenvolvidas informalmente, todavia abordando principalmente as atividades burocráticas e operacionais. O fato de destaque é o investimento e incentivo por parte da universidade para a capacitação e aperfeiçoamento profissional e individual, contudo sem muito controle e disseminação desse conhecimento. A gestão do conhecimento esta marcando território de forma gradual e lenta, mas está se fixando nas organizações como o principal ativo para a criação de inovações, respostas rápidas e desenvolvimento de diferencial competitivo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectCapital intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência competitiva (Administração)-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge management-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual capital-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectGestão Contábil e Financeira-
Título: dc.titleGestão do conhecimento: estudo dos procedimentos da gestão do conhecimento em uma universidade pública-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.