Alfabetização científica no ensino fundamental: interdisciplinaridade em zoologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.contributorPotrich, Michele-
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.contributorPrá, Marina Celant De-
Autor(es): dc.creatorVergés, Emiliana de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:09:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:09:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11128-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669137-
Descrição: dc.descriptionFaced with challenges experienced in teaching practice is the need to train the child as a participatory and integral member of the world. The present work sought to present an interdisciplinary proposal for the content of Zoology, "Classification of animals" by means of Didactic Sequences in Science Teaching as a subsidy for Scientific Literacy. In order to demystify the confused and disarticulated scenario of the teaching-learning process, Scientific Literacy goes beyond the mechanical limit of reading and writing because it provides not only scientific concepts, but also the ability to interpret the phenomena that occur on a daily basis. Thus, the work was developed in a municipal school in Dois Vizinhos (PR), with a third year of elementary school, based on didactic sequences involving the study of vertebrates (fish, amphibians, reptiles, birds and mammals). The didactic sequences were divided into modules, which made it possible to collect students' previous knowledge and to apply art, literature or writing activities. Thus, the students were involved in the study of the Nature Sciences through interdisciplinarity, overcoming the fragmentation of knowledge through Scientific Literacy.-
Descrição: dc.descriptionEm frente a desafios vivenciados na prática docente encontra-se a necessidade de formação da criança como um indivíduo participativo e integrante do mundo. O presente trabalho buscou apresentar uma proposta interdisciplinar para o conteúdo de Zoologia, “Classificação dos animais” por meio de Sequências Didáticas no Ensino de Ciências como subsídio para à Alfabetização Científica. Em busca de desmistificar o cenário confuso e desarticulado do processo de ensino-aprendizagem, a Alfabetização Científica ultrapassa o limite mecânico de ler e escrever pois fornece não só conceitos científicos, mas sim a capacidade de interpretação dos fenômenos que ocorrem no dia a dia. Assim, o trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal de Dois Vizinhos – PR, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, a partir de sequências didáticas envolvendo o estudo dos vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). As sequências didáticas foram divididas em módulos, que oportunizaram coletar o conhecimento prévio dos alunos e a aplicação de atividades envolvendo arte, literatura ou escrita. Assim, os discentes envolveram-se no estudo das Ciências da Natureza por meio da interdisciplinaridade, superando a fragmentação dos saberes através da Alfabetização Científica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectZoologia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectZoology-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleAlfabetização científica no ensino fundamental: interdisciplinaridade em zoologia-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.