Metodologia participativa para repositórios de recursos educacionais abertos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marilia Abrahão-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9319101798473279-
Autor(es): dc.contributorMerkle, Luiz Ernesto-
Autor(es): dc.contributorSetti, Mariângela de Oliveira Gomes-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Maria do Carmo Duarte-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marilia Abrahão-
Autor(es): dc.creatorGrein, Pedro Paulo Boaventura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:09:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:09:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-13-
Data de envio: dc.date.issued4999-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-02-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1688-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669088-
Descrição: dc.descriptionThis research deals with the use of a participatory design methodology to develop a repository of open educational resources, the Arcaz. Discusses key aspects of neutrality and determinism of technology within the context of Social Studies of Science and Technology and presents some concepts of critical theory of technology related to the democratic construction of technological artifacts. Discusses the philosophical heritage of the movements that led to the emergence of free software, open education and open educational resources and argues that participatory design share similar ideals. It presents concepts of human-computer interaction, interaction design and user centered design, important to enhance the user experience in information systems. It addresses the participatory design as a methodology that allows the democratic participation of users in the technological construction, promoting mutual learning and active voice for the participants. Develops a participatory design methodology adapted to the Arcaz context of use and provides the procedures for the meetings conducted to apply participatory design techniques to the repository and the results obtained. It concludes with a study of some of the interventions suggested in the system and orientations for future applications of participatory practices in the development of the repository and a list of best practices, focusing on ethical principles that should guide the participatory design.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa trata do uso de uma metodologia de design participativo no desenvolvimento de um repositório de recursos educacionais abertos, o Arcaz. Discute aspectos da neutralidade e do determinismo da tecnologia dentro do contexto dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia e apresenta alguns conceitos da teoria crítica da tecnologia relacionados à construção democrática dos artefatos tecnológicos. Discute a herança filosófica dos movimentos que levaram ao surgimento do software livre, da educação aberta e dos recursos educacionais abertos e defende que o design participativo compartilha ideais similares. Apresenta conceitos de interação humano-computador e design de interação, além de design centrado no usuário, importantes para aprimorar a experiência do usuário em sistemas de informação. Aborda o design participativo como metodologia que possibilita a participação democrática dos usuários na construção tecnológica, promovendo o aprendizado mútuo e a voz ativa aos participantes. Desenvolve uma metodologia de design participativo adaptada ao contexto de uso do Arcaz e apresenta os procedimentos para a realização das reuniões conduzidas para aplicar as técnicas de design participativo ao repositório e os resultados obtidos. Conclui com um estudo de algumas das intervenções sugeridas no sistema e orientações para futuras aplicações de práticas participativas no desenvolvimento do repositório e uma lista de boas práticas, com foco nos princípios éticos que devem guiar o design participativo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação aberta-
Palavras-chave: dc.subjectRepositórios institucionais-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de sistemas-
Palavras-chave: dc.subjectInteração homem-máquina-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação social-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos eletrônicos de informação-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectInovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectOpen learning-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutional repositories-
Palavras-chave: dc.subjectSystem design-
Palavras-chave: dc.subjectHuman-computer interation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial participation-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic information resources-
Palavras-chave: dc.subjectEducational innovations-
Palavras-chave: dc.subjectTechnological innovations-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleMetodologia participativa para repositórios de recursos educacionais abertos-
Título: dc.titleParticipatory methodology for open educational resources repository-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.