O PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPonzoni, Denise Maria Bueno-
Autor(es): dc.contributorPonzoni, Denise Maria Bueno-
Autor(es): dc.contributorPonzoni, Denise Maria Bueno-
Autor(es): dc.contributorPonzoni, Denise Maria Bueno-
Autor(es): dc.creatorVieira, Patrícia Cácia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:09:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:09:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2015-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23103-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/669034-
Descrição: dc.descriptionTrabalho aceito no I ENCLICSUL, Lages - SC, 2015-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do PIBID enquanto agente de aperfeiçoamento para a melhoria da educação na escola básica e a importância do papel do professor supervisor junto a este programa que desempenha a relação Universidade/Escola, na qual os supervisores assumem papel de co-formadores de licenciandos, agindo como protagonistas no processo da formação inicial, proporcionando uma ligação direta entre a teoria aprendida na universidade e a prática vivenciada na escola. O PIBID propicia ao professor supervisor a oportunidade de aperfeiçoamento na sua formação enquanto professor da escola básica, na medida em que tira o profissional da "zona de conforto" e o instiga a procurar novos desafios que venham a somar à sua formação resultando diretamente na sua prática. Os eventos oportunizados pelo PIBID (Encontros regionais e nacionais de licenciaturas, Seminários, Congressos, etc.) fazem com que todos os sujeitos envolvidos, principalmente o professor supervisor, busque transpor suas limitações e ampliar seus horizontes de práticas pedagógicas. O contato com abordagens metodológicas diversificadas e discutidas em reuniões e planejamentos com o grupo (supervisor e acadêmicos), proporciona ao professor supervisor a possibilidade de uma constante auto avaliação resultando numa ressignificação da sua prática docente. A referida pesquisa dar-se-á por meio de estudo documental e teórico relatando as experiências vividas enquanto professora-supervisora no ano de 2013, junto ao Colégio Monsenhor Eduardo, de Palmas/PR. Entre os principais resultados desse processo, destacam-se o crescimento e a exigência pedagógica do profissional em questão; a capacidade de autorreflexão frente aos resultados ou obstáculos encontrados; a busca pela melhoria na qualidade de ensino, tendo como base novas propostas de contribuições didático-pedagógicas na busca por metodologias que apresentem resultados na formação crítico-social do educando; estímulo e responsabilidade na formação continuada; troca de experiências e vivências pedagógicas. A participação e envolvimento no Programa possibilita uma visão ampliada do que é o ensinar e a importância de que o constante aprimoramento do professor supervisor, proporcionado pelo PIBID, tem na (trans)formação do profissional professor da escola básica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPato Branco-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Letras-
Publicador: dc.publisherLetras: Linguagem e Sociedade-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo dirigido-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectSupervised study-
Palavras-chave: dc.subjectOccupational training-
Palavras-chave: dc.subjectPublic schools-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleO PIBID enquanto agente de qualificação de professores supervisores na escola pública-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.