Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcos Hidemi de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Marcos Hidemi de | - |
Autor(es): dc.contributor | Marquezi, Rosangela Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Ponzoni, Denise Maria Bueno | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Eder Deivid da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:09:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:09:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14753 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668991 | - |
Descrição: dc.description | The object of study of this work are the songs "Pequeno mapa do Tempo" and "Caso comum de trânsito", composed by the Northeast poet and songwriter Belchior and recorded on the album Coração Selvagem (1977). These and the other songs were totally or partially blocked by the censorship in Brazilian dictatorial period (1964-1985). The main objective was to analyze the pre (texts) present in the songs of the northeastern songwriter Belchior related to the arguments used by the censorship organs to prohibit totally or partially the propagation of Belchior's songs. Therefore, we propose to comprehend the political, cultural and historical context of the Belchior's productions, as well as understand the relations of intertextuality with pre-existing and existing texts of the 1960s and 1970s. Belchior show himself as a composer poet who diversifies several elements to use them in the preparation of his songs. Moreover, during the analysis it was found a strong presence of intertextual elements in his literary-musical compositions. In conlusion, Belchior shown himself as a multifaceted composer and poet who thought and questioned the reality of the military dictatorship in our country. This poet of many faces bothered the military regime, because even in his revolutionary and marginal aspect, he always expressed poignant and realistic reflections on the atrocities that the military government committed. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objeto de estudo as canções “Pequeno mapa do Tempo” e “Caso comum de trânsito” compostas pelo poeta compositor nordestino Belchior e gravadas no álbum Coração Selvagem (1977). Essas e outras canções foram totalmente ou parcialmente interditadas pela censura vigente na ditadura militar brasileira (1964-1985). O objetivo principal foi analisar os pré (textos) que se encontram presentes nas canções do compositor nordestino Belchior em relação aos argumentos empregados pelos censores da ditadura militar brasileira para proibir totalmente ou parcialmente a divulgação das canções de Belchior. Para isso, propomo-nos a conhecer o contexto político, cultural e histórico das produções das canções de Belchior, bem como entender as relações de intertextualidade com os textos preexistentes e existentes das décadas de 1960 e 1970. Belchior se mostra um poeta compositor que diversifica vários elementos para usufruí-los na elaboração das suas canções. Ademais, no decorrer da análise constatou-se uma forte presença de elementos intertextuais nas suas composições lítero-musicais. Enfim, Belchior se mostra um poeta compositor multifacetado que pensou e questionou a realidade da ditadura militar em nosso país. Esse poeta de várias faces incomodava o regime militar, pois o mesmo em seu aspecto revolucionário e Marginal sempre exprimiu reflexões pungentes e realistas sobre as atrocidades que o governo militar cometia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compositores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ditadura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Censura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dictatorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Censorship | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Alguns pré (textos) nas canções de Belchior num Brasil ufanista | - |
Título: dc.title | Some pre (texts) in Belchior songs in a vainglorious Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: