Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Ronaldo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1894-1944 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3869130149433615 | - |
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Gilson Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-0728-1218 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9402463923848550 | - |
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Marilda Lopes Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1281-2260 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2110123354319236 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tedesco, Marina Cavalcanti | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0002-2659-7541 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4477543150852748 | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Pedro Plaza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4210264642096088 | - |
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Ronaldo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | https://orcid.org/0000-0003-1894-1944 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3869130149433615 | - |
Autor(es): dc.creator | França, Ana Claudia Camila Veiga de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:09:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:09:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25140 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668990 | - |
Descrição: dc.description | This research is about women in the Curitiba film circuit, between 1976 and 1989. By crossing documents, biographical narratives, and theoretical frameworks, I intended to reconstruct women’s experiences in several activities such as making films, organizing exhibitions and festivals, research activities, training courses, and film criticism. Therefore, I mapped people, events, and spaces, describing and analyzing ways these women constituted knowledge, practices, and sociabilities. Along this path, in public, private and personal collections, I found a varied typology of documents with fragments and clues about the uses of cinema in the city. I argue that to recognize these women’s experiences, it is also necessary to shift investigation’s objects and methods, considering a diversity of practices, documents, and narratives. From this perspective, the circuit notion becomes congruous. Thereby, it is possible to tell not only women’s experiences, but other film narratives, which are relevant to recognize tensions, asymmetries, and the multiplicity of the Brazilian film field, and more specifically, of the Paraná state film field. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa é sobre a presença de mulheres no circuito de cinema de Curitiba, entre 1976 e 1989. A partir do cruzamento de documentos, narrativas biográficas e referencial teórico, minha intenção foi reconstruir experiências de mulheres na realização de filmes, organização de mostras e festivais, atividades de pesquisa, cursos de formação e crítica cinematográfica. Para tanto, mapeei pessoas, eventos e espaços; descrevendo e analisando modos como essas mulheres constituíram saberes, práticas e sociabilidades. Nesse percurso, encontrei em acervos públicos, privados e pessoais, uma variada tipologia de documentos com fragmentos e pistas sobre os usos do cinema na cidade. Argumento que, para reconhecer as experiências dessas mulheres é preciso também deslocar objetos e métodos de investigação, considerando uma variedade de práticas, documentos e narrativas. A partir desse deslocamento, no qual a noção de circuito se faz congruente, é possível narrar não apenas experiências de mulheres, mas narrativas outras, importantes para reconhecer tensões, assimetrias e a multiplicidade do campo cinematográfico brasileiro, e mais especificamente, paranaense. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres no cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres na indústria cinematográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica cinematográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women in motion pictures | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motion pictures - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women in the motion picture industry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motion pictures - History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Film criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociais e Humanidades | - |
Título: dc.title | Mulheres no circuito de cinema em Curitiba entre 1976 e 1989 | - |
Título: dc.title | Women in the film circuit in Curitiba between 1976 and 1989 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: