Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Eliana Fernandes dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Vera Lúcia Barradas | - |
Autor(es): dc.contributor | Braga, Sérgio Roberto Oberhauser Quintanilha | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Eliana Fernandes dos | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Lorena Amaral Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:09:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:09:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6329 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668973 | - |
Descrição: dc.description | The road network is the main flow path in Brazil, however, only 13% of it is paved and about this percentage, 95% are paved roads with asphalt. Most of the road network is poorly maintained, with inadequate signaling, making it dangerous and compromising the country's productivity. It is noticeable the need for adequate Brazilian ground transportation infrastructure to ensure the development of Brazil. In this context, the concrete pavements can be a solution to meet this lack of investment, since it has a useful life exceeding 20 years without the need for periodic maintenance and perfectly able to support heavy traffic. This paper aims to list all the advantages of this type of coating, focusing on their competitive potential in order to display it as an alternative to improve the quality of Brazilian roads. In addition, an extensive literature search was made, supported by concepts and informal survey provided by an expert. The conclusion is that there is a deficit in spreading this alternative and, the use of asphalt used as primary option added to the shortage of qualified professionals may explain the small number of roads that use concrete as coating. | - |
Descrição: dc.description | A rede rodoviária é a principal via de escoamento do Brasil, entretanto apenas 13% dela é pavimentada e desse percentual, 95% são estradas pavimentadas com revestimento asfáltico. Grande parte dela encontra-se mal conservada, sem a devida sinalização, tornando-as perigosas e comprometendo a produtividade do país. É notório a necessidade de uma infraestrutura de transporte terrestre brasileira adequada, capaz de garantir o pleno desenvolvimento do Brasil. Nesse contexto, os pavimentos de concreto podem ser uma solução capaz de suprir essa carência de investimentos, já que possuem uma vida útil superior a 20 anos, sem necessidade de manutenções periódicas e perfeitamente capaz de suportar tráfego pesado. Este trabalho visa elencar todas as vantagens desse tipo de revestimento, enfocando no seu potencial competitivo, afim de indicá-lo como alternativa para melhorar a qualidade das estradas brasileiras. Para a realização deste, foi feito uma vasta pesquisa bibliográfica, fomentado por subsídio de conceitos e pesquisa informal com especialista no assunto. Concluiu-se que há um déficit de disseminação dessa alternativa e que, a cultura do asfalto somado à carência de profissionais habilitados no mercado pode ser a explicação do reduzido número de rodovias que utilizam o concreto como revestimento de suas pistas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Campo Mourao | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia Civil | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pavimentos de concreto asfáltico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria de construção rodoviária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pavements, Asphalt concrete | - |
Palavras-chave: dc.subject | Road construction industry | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS | - |
Título: dc.title | Estudo sobre a durabilidade, sustentabilidade e competitividade dos pavimentos de concreto utilizados nas estradas de rodagem brasileiras | - |
Título: dc.title | Study of durability, sustainability and competitiveness of concrete coating used in Brazilian roads | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: