Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Matsuda, Alice Atsuko | - |
Autor(es): dc.contributor | Matsuda, Alice Atsuko | - |
Autor(es): dc.contributor | Zago, Leandro | - |
Autor(es): dc.contributor | Cantarin, Márcio Matiassi | - |
Autor(es): dc.creator | Lemes, Andreia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:09:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:09:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-11-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18882 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668958 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda as conjecturas das autoras Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar (1993), que embasadas nos pressupostos da Teoria da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss (1994), organizam uma metodologia de ensino de literatura – o Método Recepcional. Elas entendem que a literatura se expande com a leitura e que neste tangente pode variar seus sentidos e interpretações segundo as vivências do leitor. Portanto, o processo de recepção textual dá-se através da efetiva participação do leitor, sem deixar a autonomia da obra extinguir-se. Assim, o objetivo do presente artigo é sugerir uma sequência didática, empregando o Método Recepcional, com a obra O Crime do Padre Amaro (1875), de Eça de Queirós, a fim de verificar a aplicabilidade do uso do método em sala de aula, como ferramenta para o letramento literário. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estética na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Queiroz, Eça de, 1845-1900. O crime do padre Amaro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aesthetics in literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Investigando o pensamento crítico: trabalhando com o método recepcional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: