A modelagem como estratégia de ensino nas aulas de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorCosta Junior, Ismael Laurindo-
Autor(es): dc.contributorSobjak, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorDe Marco, Marilete Terezinha-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Antonio Cesar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:09:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:09:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26279-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668911-
Descrição: dc.descriptionThis work had as a thematicthedeepening of Mathematical Modeling and investigative experimentation as a strategy for teaching and learning equation 2nd degree and linear recurrences of the 2nd degree from an experience report in the classroom about the gold number. For this work, several books and articles by national authors were analyzed in addition to legal documents such as the Common Basic Basic Curriculum ­BNCC and the Curriculum of the City of São Paulo ­Mathematics tosupport the meaning of Mathematical Modeling and thus qualify and improve the Mathematics teaching practice. They are discussed during the work as several stages of Mathematical Modeling and conception of Mathematical Model and Mathematical Modeling more focused on the teaching practice in Basic Education. An experience or investigative task discussed in the work deserves to be highlighted because it allows, only with Mathematical Modeling, or the student's pleasure to learn mathematical concepts.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como temática o aprofundamento da Modelagem Matemática e da experimentação investigativa como estratégia para o ensino e a aprendizagem de equação do 2ºgrau e recorrências lineares do 2ºgrau a partir de um relato de experiência em sala de aula sobre o número de ouro. Foram revisadas diferentes fontes bibliográficas além dos documentos legais como a Base Nacional Comum Curricular –BNCC e o Currículo da Cidade de São Paulo –Matemática para embasar o significado da Modelagem Matemática e assim qualificar e melhorar a prática de ensino de Matemática. Foram discutidos durante o trabalho as diversas etapas da Modelagem Matemática e a conceituação de Modelo Matemático e a Modelação Matemática mais voltada para a prática docente na Educação Básica. A experimentação ou tarefa investigativa discutida no trabalho merece destaque por possibilitar, justamente com a Modelagem Matemática, o prazer do aluno aprender conceitos matemáticos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectModelos matemáticos-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleA modelagem como estratégia de ensino nas aulas de matemática-
Título: dc.titleModeling as a teaching strategy in mathematics classes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.