Relação entre a formação de professores em cursos de pedagogia e o uso das tecnologias digitais na práxis pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Flávia Dias de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Flávia Dias de-
Autor(es): dc.contributorBridi, Jamile Cristina Ajub-
Autor(es): dc.contributorFilietaz, Marta Rejane Proença-
Autor(es): dc.creatorSilva, Renato Barbosa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:09:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:09:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19962-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668901-
Descrição: dc.descriptionIn the contemporary way technological advances and development are so intense, that every novelty from these and these digital technological resources, mainly through the world network of interconnected computers, the Internet, mediated by Information and communication technologies (ICT), changes resonate intrinsically within the whole society. In the educational scenario, this process should not be different, because the schools, as historical institutions, in which the relationship teaching and learning must shape almost constantly, the teacher figures in the focus of this discussion, in the development of his Pedagogical praxis and use of these technological resources. This work has as its general objective by means of the bibliographical revision: to portray briefly, the teacher training in Brazil, in particular in the courses of pedagogy, pointing out the importance of the use of digital technological resources, and the Internet, Mediated by ICT (information and communication technologies) in the pedagogical praxis of this teacher, from this training, which enables the targeting of future actions with regard to the use of these same technological resources, in the process of Teaching-learning and changing paradigms.-
Descrição: dc.descriptionNa contemporaneidade os avanços e o desenvolvimento tecnológicos são tão intensos, que a cada novidade proveniente nesses e desses recursos tecnológicos digitais, principalmente por meio da rede mundial de computadores interligados, a internet, mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), as mudanças repercutem intrinsecamente no seio de toda a sociedade. No cenário educacional, esse processo não deve ser diferente, pois as escolas, como instituições históricas, em que a relação ensino e aprendizagem devem se moldar quase que constantemente, o professor figura no foco dessa discussão, no desenvolvimento de sua práxis pedagógica e uso desses recursos tecnológicos. Esse trabalho tem como objetivo geral por meio da revisão bibliográfica: retratar brevemente, a formação de professor no Brasil, em específico nos cursos de Pedagogia, apontando a importância da utilização dos recursos tecnológicos digitais, e a internet, mediados pelas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na práxis pedagógica desse professor, provenientes dessa formação, que possibilite o direcionamento de ações futuras com relação ao uso desses mesmos recursos tecnológicos, no processo de ensino-aprendizagem e na mudança de paradigmas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherTecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectInovações educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers, Training of-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational innovations-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleRelação entre a formação de professores em cursos de pedagogia e o uso das tecnologias digitais na práxis pedagógica-
Título: dc.titleRelationship between teacher training in pedagogy courses and the use of digital technologies in pedagogical praxis-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.