Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Hlenka, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor | Sandmann, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Obana, João Enzio Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Keila Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:09:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:09:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-12-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21081 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668864 | - |
Descrição: dc.description | This work has the theme The Role of Education in the Toy Learning Process in Early Childhood Education , aims to understand the design of the toy and play in contemporary culture and the role of toys in the daily activities of children in the family , school and cultural space, in a institution of Child Education of the City of Telemachus Borba - PR . This paper aims to present the role of play in the process of learning and child development in the sense that it can encourage the taste for discovery , stimulating creativity , building knowledge , and appreciation of the play as teaching tool ; verify the role of play in the process of learning and child development in early childhood education ; reflect on the strategies used in the teaching learning process and develop teaching methods and techniques that integrate play in the educational process ; being aware of the importance of this action for the holistic development of children through research ; present ways to develop children 's taste for pranks considering the values assigned to them , providing opportunities for the expression of their creativity and participation through play . This work started from a historical , legal and science through literature review , observation , intervention and evaluation definition . Using field research . The approach was through meetings with teachers and students with family while the work was developed through intervention , a questionnaire survey directed to the family containing 14 questions was used . Obtained as a result of this research that family members understand that the toy and play, play an important role in the development of children , both at school and in the family . Considering an object toy that stimulates a child's learning. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho, teve como temática o papel do brinquedo no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil, busca compreender a concepção do brinquedo e do brincar na cultura contemporânea e o papel do brinquedo nas atividades diárias das crianças no espaço familiar, escolar e cultural. A pesquisa foi realizada em uma instituição de Educação Infantil do município de Telêmaco Borba- PR. O presente trabalho objetiva-se a apresentar o papel do brincar no processo da aprendizagem e do desenvolvimento da criança no sentido de que o mesmo possa incentivar o gosto pelas descobertas, estimular a criatividade, a construção do conhecimento, e a valorização do lúdico enquanto ferramenta didática; verificar o papel do brincar no processo da aprendizagem e do desenvolvimento da criança na educação infantil; refletir sobre as estratégias utilizadas no processo de ensino aprendizagem e desenvolver métodos e técnicas de ensino que integrem o brincar no processo educativo, tendo consciência da importância dessa ação para o desenvolvimento integral da criança. Através da pesquisa, buscou-se apresentar formas de desenvolver nas crianças o gosto pelas brincadeiras considerando os valores atribuídos a elas, oportunizando a expressão de sua criatividade e participação através do brincar. Este trabalho partiu de uma definição histórica, legal e científica, através da revisão de literatura, observação, intervenção e avaliação utilizando a pesquisa de campo. A abordagem foi através de reuniões com professores e familiares enquanto com os alunos o trabalho foi desenvolvido através de intervenções, foi aplicado um questionário de pesquisa direcionado aos familiares contendo 14 perguntas. Obteve como resultado dessa pesquisa que os familiares compreendem que o brinquedo e o brincar, têm papel importante no desenvolvimento da criança, tanto no espaço escolar quanto no familiar, considerando o brinquedo um objeto que estimula o aprendizado da criança. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino criativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creative teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | O papel da brincadeira no processo de ensino aprendizagem na educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: