O papel da brincadeira no processo de ensino aprendizagem na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorHlenka, Vanessa-
Autor(es): dc.contributorSandmann, André-
Autor(es): dc.contributorObana, João Enzio Gomes-
Autor(es): dc.creatorMendes, Keila Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:09:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:09:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2014-12-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21081-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668864-
Descrição: dc.descriptionThis work has the theme The Role of Education in the Toy Learning Process in Early Childhood Education , aims to understand the design of the toy and play in contemporary culture and the role of toys in the daily activities of children in the family , school and cultural space, in a institution of Child Education of the City of Telemachus Borba - PR . This paper aims to present the role of play in the process of learning and child development in the sense that it can encourage the taste for discovery , stimulating creativity , building knowledge , and appreciation of the play as teaching tool ; verify the role of play in the process of learning and child development in early childhood education ; reflect on the strategies used in the teaching learning process and develop teaching methods and techniques that integrate play in the educational process ; being aware of the importance of this action for the holistic development of children through research ; present ways to develop children 's taste for pranks considering the values assigned to them , providing opportunities for the expression of their creativity and participation through play . This work started from a historical , legal and science through literature review , observation , intervention and evaluation definition . Using field research . The approach was through meetings with teachers and students with family while the work was developed through intervention , a questionnaire survey directed to the family containing 14 questions was used . Obtained as a result of this research that family members understand that the toy and play, play an important role in the development of children , both at school and in the family . Considering an object toy that stimulates a child's learning.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho, teve como temática o papel do brinquedo no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil, busca compreender a concepção do brinquedo e do brincar na cultura contemporânea e o papel do brinquedo nas atividades diárias das crianças no espaço familiar, escolar e cultural. A pesquisa foi realizada em uma instituição de Educação Infantil do município de Telêmaco Borba- PR. O presente trabalho objetiva-se a apresentar o papel do brincar no processo da aprendizagem e do desenvolvimento da criança no sentido de que o mesmo possa incentivar o gosto pelas descobertas, estimular a criatividade, a construção do conhecimento, e a valorização do lúdico enquanto ferramenta didática; verificar o papel do brincar no processo da aprendizagem e do desenvolvimento da criança na educação infantil; refletir sobre as estratégias utilizadas no processo de ensino aprendizagem e desenvolver métodos e técnicas de ensino que integrem o brincar no processo educativo, tendo consciência da importância dessa ação para o desenvolvimento integral da criança. Através da pesquisa, buscou-se apresentar formas de desenvolver nas crianças o gosto pelas brincadeiras considerando os valores atribuídos a elas, oportunizando a expressão de sua criatividade e participação através do brincar. Este trabalho partiu de uma definição histórica, legal e científica, através da revisão de literatura, observação, intervenção e avaliação utilizando a pesquisa de campo. A abordagem foi através de reuniões com professores e familiares enquanto com os alunos o trabalho foi desenvolvido através de intervenções, foi aplicado um questionário de pesquisa direcionado aos familiares contendo 14 perguntas. Obteve como resultado dessa pesquisa que os familiares compreendem que o brinquedo e o brincar, têm papel importante no desenvolvimento da criança, tanto no espaço escolar quanto no familiar, considerando o brinquedo um objeto que estimula o aprendizado da criança.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEducação: Métodos e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino criativo-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectCreative teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO papel da brincadeira no processo de ensino aprendizagem na educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.