Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chin, Shih Yung | - |
Autor(es): dc.contributor | Chin, Shih Yung | - |
Autor(es): dc.contributor | Branco, Fabio Jose Ceron | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Juan Carlos Claros | - |
Autor(es): dc.creator | Savio Junior, Marcio Saggioro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:09:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:09:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25373 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668839 | - |
Descrição: dc.description | It’s normal to identify the formation of big tolls lines located on the roads that have a high vehicles flow. Queue formation occurs when the service offered isn’t able to meet demand. This problem becomes even more serious when there are holiday periods in the country, increasing the traffic and consequently the queues size. The problem is so evident that the Paraná has approved law n. 19.687, which requires the suspension of toll collection and the release the vehicle when has service delay. In other countries, other alternatives can be found in relation to the toll plazas system, payment methods and the annual rate for highway use. The objective of this study is to analyze the configuration of the Beta Toll cabin payment located in Paraná for reducing queuing and optimizing travel time for the driver through the study of queuing theory. Through the applied methodology it was possible to increase the service level and reduce the toll lines to almost zero level. | - |
Descrição: dc.description | É comum identificar a formação de filas em pedágios localizados em estradas que apresentem um alto fluxo de veículos. A formação da fila ocorre quando o serviço oferecido não é capaz de atender a demanda. Esse problema se torna ainda mais grave, quando há períodos de feriado no país, intensificando o tráfego e consequentemente, o tamanho das filas. O problema é tão evidente que o estado do Paraná aprovou a lei n. 19.687 que obriga a suspensão de cobrança de pedágio e a liberação da passagem de veículos na hipótese de haver retardo no atendimento. Em outros países, alternativas podem ser encontradas em relação à presença das praças de pedágio, métodos de pagamento e taxa anual para utilização das rodovias. O objetivo desse estudo é analisar a configuração das cabines de pagamento do Pedágio Beta localizado no Paraná visando a diminuição da formação de filas e otimização do tempo de viagem para o motorista através do estudo da teoria das filas. Através da metodologia aplicada foi possível aumentar o nível de serviço e diminuir as filas de pedágio a quase nível zero. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | Engenharia de Produção | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria das filas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo estocástico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de simulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedágio de rodovias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Queuing Theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stochastic processes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simulation methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Toll roads | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance - Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | - |
Título: dc.title | Otimização da fila nas praças de pedágio através da mudança na configuração das quantidades de cabines | - |
Título: dc.title | Optimization of toll plazas queues by changing the configuration of cabin quantities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: