Concepção social do ensino de ciências na escola de ensino fundamental a partir da pedagogia histórico crítica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBirk, Natália de Lima Bueno-
Autor(es): dc.contributorBirk, Natália de Lima Bueno-
Autor(es): dc.contributorJacinski, Edson-
Autor(es): dc.contributorBertoni, Danislei-
Autor(es): dc.contributorMartiniak, Vera Lucia-
Autor(es): dc.creatorFagundes, Kely Cristina Panizzon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:09:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:09:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16612-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668826-
Descrição: dc.descriptionEste trabajo investiga la función de la escuela y cómo puede interferir con la formación de los individuos para que sean conscientesde su papel en la sociedad. Analizando, sin embargo, lo que el profesor de Ciencias entiende por la función social de la escuela y cómo esto se refleja en su práctica pedagógica en el aula. Esta investigación fue concebida como un objetivo general para analizar lo que el profesor de ciencia entiende por la función social de la escuela y cómo se refleja en su práctica pedagógica. Como objetivos específicos enfatizamos identificar en la práctica pedagógica del profesor de ciencia la concepción social de la escuela, verificar cuál es la noción del profesor de ciencia sobre la función social de la escuela e indicar caminos a la mejora de la práctica Profesor de ciencia pedagógica de una concepción social de la escuela. La investigación se basó en la investigación dialéctica en educación y se dividió en dos etapas las observaciones en la sala de práctica del docente en siete escuelas de diferentes regiones de la ciudad de Ponta Grossa. En la segunda etapa se llevó a cabo una entrevista multiestructurada con diezdocentes que trabajan en la enseñanza de la ciencia desde el seishasta el noveno año de la escuela elemental, buscando conocer y analizar su práctica bajo la perpesc de la pedagogía histórica crítica, tejiendo relaciones con Los estudios sociales de la ciencia y la tecnología y el campo de la Interdiscplinaridade. Como resultado, se entiende que la pedagogía histórica crítica está estructurada en los proyectos políticos pedagógicos de las escuelas, pero esto no garantiza que los docentes se desarrollen en elaula. Se observa que la educación tradicional sigue estando muy presente en las escuelas porque los docentes presentan una comprensión superficial de las pautas teóricas metodologicas de la pedagogía histórica crítica.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga qual é a função da escola e como esta pode interferir na formação dos indivíduos de forma que estes tenham consciência do seu papel na sociedade. Analisando, contudo, o que o professor de ciências entende por função social da escola e como isto se reflete na sua prática pedagógica em sala de aula. Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar o que o professor de ciências entende por função social da escola e como se reflete na sua prática pedagógica. Como objetivos específicos destacamos identificar na prática pedagógica do professor de ciências a concepção social da escola, verificar qual é a noção do professor de ciências a respeito da função social da escola e indicar caminhos à melhoria da prática pedagógica do professor de ciências a partir de uma concepção social da escola. A investigação teve como base a pesquisa dialética em educação e foi dividida em duas etapas a sobservações em sala da prática do professor em sete escolas de diferentes regiões da cidade de Ponta Grossa. Na segunda etapa foi realizada uma entrevista semiestruturada com dez professores que atuam no ensino de ciências do 6º aos 9º anos do ensino fundamental, buscando conhecer e analisar sua prática sob a perpesctiva da pedagogia histórico crítica, tecendo relações com os estudos sociais da ciência e tecnologia e o campo da interdiscplinaridade. Como resultados, percebe-se que a Pedagogia Histórico Crítica está estruturada nos projetos políticos e pedagógicos das escolas, porém isso não garante que professores a desenvolvam em sala de aula. Nota-se que o ensino tradicional ainda está muito presente nas escolas pelo fato dos professores apresentarem compreensão superficial das orientações teóricas metodológicas da pedagogia histórico crítica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Ensino-
Publicador: dc.publisherLicenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia crítica-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCritical pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge, Sociology of-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS-
Título: dc.titleConcepção social do ensino de ciências na escola de ensino fundamental a partir da pedagogia histórico crítica-
Título: dc.titleConcepción social de la enseñanza de la ciência en la escuela primaria de la pedagogía histórica crítica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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