O funcionamento do olho humano: uma sequência didática para o ensino de óptica geométrica no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaia, Thiago Hartz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7199194272764660-
Autor(es): dc.contributorBatista, Michel Corci-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883-
Autor(es): dc.contributorMaia, Thiago Hartz-
Autor(es): dc.contributorSantos, Oscar Rodrigues dos-
Autor(es): dc.contributorSakai, Otavio Akira-
Autor(es): dc.creatorCapelini, Luiz Fernando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:09:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:09:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4462-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668814-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Produto educacional: sequência didática para o ensino da óptica do olho humano-
Descrição: dc.descriptionIn this master dissertation, we present a didactic sequence on the functioning of the human eye. This sequence may be used as part of the geometric optics teaching at the high school level. The dissertation begins with a brief introduction to geometrical optics and to the anatomical constitution of the eye. Then, we present a didactic sequence - with an experimental character - on the functioning of the human eye. The complete didactic sequence - which constitutes our educational product - is in the appendix of the dissertation. In developing this didactic sequence, we emphasize the interaction of students with various objects, such as the dissection of a bull's eye and the assembly of models that represent the human eye in a simplified way. As part of our data collection, we developed a questionnaire, to be applied at the beginning and at the end of the activity. Our proposal, guided by Lev Vygotsky’s theory of cognitive development, stimulates the students' interaction in debates, so that through interaction they can make hypotheses, and can test and discuss them. This didactic sequence was implemented in a private school in the city of Maringá, in the state of Paraná, Brazil. We report on this activity, qualitatively exposing the results obtained both in the questionnaires and in the interventions of the students, which were recorded. We found that this approach stimulated the students’ interest as well as led them to a better understanding of the concepts of geometrical optics.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionNesta dissertação, propomos uma sequência didática sobre o funcionamento do olho humano voltada ao ensino de óptica geométrica para alunos de Ensino Médio. Assim, começamos a dissertação com uma breve revisão de óptica geométrica e com uma introdução à constituição anatômica do olho. Em seguida, apresentamos uma sequência didática de cunho experimental sobre o funcionamento do olho humano. A sequência didática na íntegra (que constitui nosso produto educacional) pode ser encontrada no apêndice da dissertação. Ao elaborarmos essa sequência didática, valorizamos a interação dos alunos com vários objetos, como a dissecação de um olho de boi e a montagem de modelos que representem de forma simplificada o olho humano. Para a coleta de dados, elaboramos um questionário, a ser aplicado no início e ao final da atividade. Nossa proposta, norteada pela teoria de desenvolvimento cognitivo de Lev Vygotsky, estimula a interação dos alunos em debates, de tal modo que, pela interação, os alunos possam levantar hipóteses, testá-las e discuti-las. Essa sequência didática foi implementada em uma escola particular na cidade de Maringá, PR. Assim, em seguida, fazemos um relato dessa atividade, expondo qualitativamente os resultados obtidos tanto nos questionários como em intervenções dos alunos, que foram gravadas. Verificamos que essa abordagem estimulou o interesse dos alunos, assim como conduziu a uma melhor compreensão dos conceitos da óptica geométrica.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Física-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectOlhos-
Palavras-chave: dc.subjectÓptica geométrica-
Palavras-chave: dc.subjectRefração-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectEye-
Palavras-chave: dc.subjectGeometrical optics-
Palavras-chave: dc.subjectRefraction-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica/Ensino de Física-
Título: dc.titleO funcionamento do olho humano: uma sequência didática para o ensino de óptica geométrica no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.