Sustentabilidade e abordagem de design centrada nos usuários: aplicativo móvel para o estímulo do uso responsável da água por usuários residenciais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Claudia Bordin Rodrigues da-
Autor(es): dc.contributorGonzalez, Carlos Eduardo Fortes-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Bruno Mariano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:09:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:09:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7685-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668804-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Sustentabilidade e abordagem de design centrada nos usuários: aplicativo móvel para estímulo do uso responsável da água por usuários residenciais-
Descrição: dc.descriptionThis paper presents the research project and development of concept and graphic interface of a mobile application to encourage the responsible use of water between users of the public water system. Thus, in order to guide the sustainable consumption habits through an appropriate and efficient elucidative approach, the author used research tools generally used in the practices of human centered design (HCD) during the identification process of needs, opportunities and interface development. These steps covered several interviews with the actors involved in the issue (users, professionals of environmental education and other employees), tests and experiments. For this, there was support in concepts and design guidelines for interaction and sustainability from a bibliographical study. All this provided the generation of coherent alternatives to the sociocultural context of the public, which was delimited to young people between 18 and 30 years of classes A, B and C (according to brazilian socioeconomic classification). The description of all this exploratory process is a fundamental part of the scope of this document. The proposed application is characterized as a music player called "Chuá", which aims to clarify young people about their own consumption needs for a bath. Basically, the application allows the user to know the volume of spent water from the development of a playlist to play during such activity. To do so, the system relates the duration of the audio tracks saved in the virtual library of device with the specific user shower flow. The software also provide notifications and alerts as over-consumption in the end and during the bath, always in a playful, simple and direct way. In addition, other interaction screens were developed for a individual monitoring of performance in relation to efforts to avoid waste, such as consumption history, profile and rankings.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta o projeto de pesquisa e desenvolvimento do conceito de produto e interface gráfica de um aplicativo móvel para o estímulo do uso responsável de água entre usuários residenciais da rede de abastecimento público. Assim, visando a orientação à hábitos sustentáveis de consumo através de uma abordagem adequada e eficiente, o autor fez uso de ferramentas de pesquisa utilizadas nas práticas do design centrado no ser humano (sigla em inglês HCD - Human Centered Design) durante os processos de identificação de necessidades, oportunidades e desenvolvimento da interface. Estas etapas abrangeram várias entrevistas com os atores envolvidos na problemática (usuários, profissionais da área de educação ambiental e outros colaboradores), testes e experiências. Para tanto, foi buscado respaldo em conceitos e diretrizes do design de interação e sustentabilidade a partir de um estudo bibliográfico. Tudo isso permitiu a geração de alternativas de solução mais coerentes com o contexto sociocultural do público, que foi delimitado à jovens entre 18 e 30 anos das classes A, B e C. A descrição de todo esse processo exploratório é parte fundamental do escopo deste documento. O aplicativo proposto se caracteriza como um player de músicas alternativo de nome "Chuá", que visa a conscientização de jovens quanto às próprias necessidade de consumo durante um banho. Basicamente, a aplicação permite ao usuário saber qual o volume de água gasto a partir da elaboração de uma lista de músicas para reprodução durante a atividade. Para isso, o sistema faz a relação entre a duração das faixas de áudio armazenadas na biblioteca virtual do dispositivo com a vazão específica do chuveiro do usuário. Também são dadas notificações e alertas quanto ao consumo exagerado tanto ao fim quanto durante o banho, sempre de maneira lúdica, simples e direta. Além disso, foram desenvolvidas telas de interação para momentos pós o banho, como histórico, perfil e rankings de consumo, as quais permitem o acompanhamento individual do desempenho quanto aos esforços para evitar o desperdício.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Desenho Industrial-
Palavras-chave: dc.subjectÁgua - Conservação-
Palavras-chave: dc.subjectÁgua - Consumo-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectInterface gráfica com o usuário (Sistemas de computação)-
Palavras-chave: dc.subjectWater conservation-
Palavras-chave: dc.subjectWater consumption-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectGraphical user interfaces (Computer systems)-
Palavras-chave: dc.subjectDesign-
Título: dc.titleSustentabilidade e abordagem de design centrada nos usuários: aplicativo móvel para o estímulo do uso responsável da água por usuários residenciais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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