Metodologias alternativas para o ensino de literatura

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPolese, Edna da Silva-
Autor(es): dc.contributorPolese, Edna da Silva-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Ana Paula Pinheiro da-
Autor(es): dc.contributorLima, Marcelo Fernando de-
Autor(es): dc.creatorPazin, Taise Marta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:09:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:09:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-03-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18892-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668797-
Descrição: dc.descriptionFazer com que os alunos sintam prazer e criem o hábito da leitura é uma das tarefas mais difíceis e importantes para um professor de Português. Para isso, o profissional da educação deve estar bem fundamentado para encontrar caminhos que contribuam para a aprendizagem de textos literários, sabendo o que é um bom texto literário e como encaminhá-lo em sala de aula. Sabe-se que práticas metodológicas de ensino e aprendizagem, direcionadas apenas em teorias tradicionais, não contemplam de modo aprofundado as reais necessidades de leitura e escrita por parte dos alunos. Os educadores devem buscar estratégias que aprimorem tal ensino, de modo a despertar nos alunos o gosto pela leitura, propondo em sala, didáticas que visem desenvolver atividades leitoras. Nesse sentido, busca-se demonstrar através de uma análise literária que a prática metodológica baseada em sequências didáticas que possam atender de forma processual essas necessidades que os professores tanto almejam: fazer do ensino da literatura uma prática significativa para si e também para seus alunos. Como forma de refletir sobre tais questões, e sugerindo caminhos para se chegar ao letramento literário no ensino médio, expomos, nesse artigo, uma proposta didática tomando como referência o modelo de sequência expandida de Cosson. Utilizaremos como obra literária o conto “O enfermeiro” de Machado de Assis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Língua Portuguesa e Literatura-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Methodology-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleMetodologias alternativas para o ensino de literatura-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.