Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Periotto, Fernando | - |
Autor(es): dc.creator | Zeneratto, Davi Fernando Lopes Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:09:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:09:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21898 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668773 | - |
Descrição: dc.description | Society increasingly live in a world surrounded by fields and auspices of science and technology where technology is the modus vivendi of the modern world. In this context, this work aims to expose teachers to the design of technological education in science, technology and their relationships in society. The methodology used was a qualitative study using interpretative nature of the technique of collecting data through semi-structured individual interviews. Altogether, there were 15 participants to compose a sample of teachers and technical college graduates in the area of industrial automation IFSP - Campus Boituva. The obtained data show that the majority of survey participants have an incipient vision of science, technology and their relationships in society. The results indicate the need to break the current paradigm of technology education, in order to change the design of technology education teachers regarding their social responsibility in this process. | - |
Descrição: dc.description | A sociedade cada vez mais vive em um mundo imerso pelos domínios e auspícios da ciência e da tecnologia onde a tecnologia representa o modus vivendi do mundo moderno. Neste contexto o presente trabalho tem como objetivo expor a concepção dos professores de educação tecnológica sobre ciência, tecnologia e suas relações na sociedade. A Metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de natureza interpretativa utilizando a técnica de coleta de dados por meio de entrevista individual semiestruturada. Ao todo foram 15 participantes a compor a amostra professores do curso técnico e superior na área de automação industrial do IFSP – Campus Boituva. Os dados obtidos evidenciam que a maioria dos participantes da pesquisa possui uma visão ainda incipiente sobre ciência, tecnologia e suas relações na sociedade. Os resultados apontam a necessidade de romper o paradigma atual da educação tecnológica, com o intuito de alterar a concepção dos professores de educação tecnológica quanto a sua responsabilidade social nesse processo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching - Aids and devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Título: dc.title | Ciência, tecnologia e suas relações sociais: a percepção dos educadores e suas implicações na educação tecnológica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: