Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | Pires, Emerson Luis | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Maria Gabriela da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:08:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:08:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21162 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668750 | - |
Descrição: dc.description | This work had as its theme the teaching methodology of Astronomy in Basic Education – Phase I of Elementary School. From the theoretical classes on the universe, we tried to place the students in front of play and visual activities in order to have a better understanding of the planetary system to which we belong and of the Universe as a whole. It is known that Astronomy is a very complex scientific area, and for that reason it can proportional to great curiosity. At school, Astronomy can be explored as a motivating tool and endowed with concepts that make it possible to be interconnected in different branches of science, such as Physics, Mathematics and Geography, for example. The research had as a starting point a bibliographical study of several authors in order to base the proposal of a methodology of teaching to work the Content of Astronomy with students of the 4th year of Elementary School in a Municipal School in the city of Medianeira / PR. The methods used are diverse, including textbook, computer simulator, posters, tape measure, film and domino game, with the participation of students in the Brazilian Astronomy Olympiad. As one of the relevant results of this study was a differentiated methodology focused on the interests of students, with the purpose of promoting playfulness and involving them in stimulating works, in which activities are produced that allow their learning. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a metodologia de ensino de Astronomia na Educação Básica- Fase I do Ensino Fundamental. A partir das aulas teóricas sobre o universo, buscou-se colocar os alunos diante de atividades lúdicas e visuais para poderem ter uma melhor compreensão do sistema planetário a qual pertencemos e do Universo como um todo. Sabe-se que A Astronomia é uma área científica muito complexa, e por isso passível de proporcional grande curiosidade. Na escola, a Astronomia pode ser explorada como uma ferramenta motivadora e dotada de conceitos que possibilitam ser interligada em diferentes ramos das Ciências, como a Física, Matemática e Geografia, por exemplo. A pesquisa teve como ponto de partida um estudo bibliográfico de diversos autores a fim de embasar a proposição de uma metodologia de ensino para se trabalhar o Conteúdo de Astronomia com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal na cidade de Medianeira/PR. Os métodos utilizados são diversificados, incluindo o livro didático, simulador computacional, cartazes, tira métrica, filme e jogo de dominó, com a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Astronomia. Como um dos resultados relevantes deste estudo foi uma metodologia diferenciada e voltada aos interesses dos alunos, com intuito de promover a ludicidade e envolve-los em trabalhos estimulantes, nos quais sejam produzidas atividades que permitam seu aprendizado. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | - |
Título: dc.title | Metodologia do ensino de astronomia no ensino fundamental I | - |
Título: dc.title | Methodology of teaching astronomy in elementary school I | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: