Construção do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStadler, Rita de Cássia da Luz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5061895099378699-
Autor(es): dc.contributorTozetto, Suzana Soares-
Autor(es): dc.contributorPaula, Ercília Maria Angeli Teixeira de-
Autor(es): dc.contributorLima, Siumara Aparecida de-
Autor(es): dc.contributorStadler, Rita de Cássia da Luz-
Autor(es): dc.creatorTribeck, Priscila Meier de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:08:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:08:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-19-
Data de envio: dc.date.issued4999-12-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3528-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668739-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this paper is to verify the use of the didactic sequences in science and mathematic activities for Early Childhood Education. The methodology aims at a better organization for pedagogic job as well as the development of projects for the activities in the areas of knowledge proposed by MEC (Ministry of Education) for this teaching mode. For a better growing of this research, it was based on the Social-historical theory about childhood education and human besides studies about didactic sequences and cross-curriculum. This is a methodological and practical research which made use of inductive method e observation. It was developed in 2008, in a private school of Ponta Grossa, in a level 4classroom with four year old students. Data collection occurred through the step by step proposed by didactic sequence: introduction of the situation and initial production, modules 1, 2, 3, 4, 5, 6 and final production. The didactic sequence will be the final product of this paper with the intention of applying it in Early Childhood education programs. As a result of research, there was greater interaction between students and the content of Sciences and Mathematics, from the proposed project “Planting energy harvesting health”.-
Descrição: dc.descriptionPor meio desse trabalho, buscou-se verificar a utilização das sequências didáticas em atividades de Ciências e Matemática na Educação Infantil. A metodologia da sequência didática visa a uma maior organização do trabalho pedagógico, auxiliando no desenvolvimento de projetos para as atividades de Ciências e Matemática propostas pelo MEC para essa modalidade de ensino. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscaram-se orientações da teoria Sócio-histórica sobre a Educação Infantil e o desenvolvimento humano, além da fundamentação teórica sobre sequências didáticas e interdisciplinaridade, que formaram a base deste trabalho. Trata-se de uma pesquisa metodológica e de campo, que utilizou o método indutivo de abordagem e observacional de procedimento. O trabalho se desenvolveu na turma de Educação Infantil, nível IV, com 15 (quinze) alunos, em um colégio da rede particular de ensino, em Ponta Grossa (PR). A coleta de dados se deu por meio do passo a passo proposto pela sequência didática: apresentação da situação produção inicial, módulos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e produção final, analisando as mesmas e questionários aos pais sobre o trabalho realizado. O produto (exigência do Mestrado Profissional) desta dissertação foi a confecção de um caderno didático contendo três eixos, entre eles as sequências didáticas e sugestões de conteúdos a serem trabalhados, que pode ser utilizado por professores na Educação Infantil. Como resultado da pesquisa, observou-se uma maior interação por parte dos alunos com os conteúdos de Ciências e Matemática, a partir do projeto proposto “Plantando energia, colhendo saúde” que foi a base de toda pesquisa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsembargoedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge and learning-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleConstrução do conhecimento em educação infantil: sequências didáticas e lúdicas para o ensino de ciências e matemática-
Título: dc.titleKnowledge building in early childhood education: didactic and playful sequences for teaching science and mathematics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.