Intervenção pedagógica lúdica em sala de recursos multifuncionais: explorando o corpo humano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Patricia Franchi de-
Autor(es): dc.contributorKovalski, Mara Luciane-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Patricia Franchi de-
Autor(es): dc.contributorMascarello, Leide Daiane do Nascimento-
Autor(es): dc.creatorCastanha, Andrelissa Gorete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:08:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:08:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11094-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668730-
Descrição: dc.descriptionThis work is an integral part of the Intervention Project in the Multifunctional Resource Room of the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant (PIBID) of the Licentiate in Biological Sciences course of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos campus (UTFPR-DV). In this sense, it was necessary to develop an intervention focused on the study of the Biological Systems that constitute the Human Body. Thus, the present work had as general objective the improvement of the teaching-learning process from the use of didactic games. Also, it had specific objectives to approach the contents about the systems themselves, the participation and the integration of the students. Within the methodological procedures, demonstrative / practical lessons were given in a Multifunctional Resource Room, weekly, for twelve weeks, covering the three-hour lesson each. From the activities carried out, important results were obtained, including the construction of innovative didactic games (memory games, bingo games, dominoes and a board game) and practical lessons. In addition, with the application of pre and post questionnaires some statistical calculations could be evaluated, relating previous knowledge with what was possible to learn during the lessons taught. Through the application of the project we obtained reports from the teachers involved and, with that, providing the valuation of the work developed. To conclude, all the applied games motivated the idea of constructing a support material for teachers in order to help the teacher to build his own human body-related educational games.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho é parte integrante do Projeto de Intervenção em Sala de Recursos Multifuncionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Dois Vizinhos (UTFPR-DV). Nesse sentido, levantou-se a necessidade de desenvolver uma intervenção com foco no estudo dos Sistemas Biológicos que constituem o Corpo Humano. Assim, o presente trabalho teve por objetivo geral o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem a partir da utilização de jogos didáticos. Além disso, teve como objetivos específicos a abordagem dos conteúdos sobre os próprios sistemas, a participação e a integração dos alunos. Dentro dos procedimentos metodológicos, foram ministradas aulas demonstrativas/práticas em uma Sala de Recursos Multifuncionais, semanalmente, durante doze semanas, abrangendo o período de três horas aula cada uma. A partir das atividades desenvolvidas obtiveram-se resultados importantes, dentre os quais a construção de jogos didáticos inovadores (jogos de memória, bingos, dominós e um jogo de tabuleiro) e a realização de aulas práticas. Além disso, com a aplicação de questionários pré e pós alguns cálculos estatísticos puderam ser avaliados, relacionando o conhecimento prévio com o que foi possibilitado aprender durantes as aulas ministradas. Através da aplicação do projeto obteve-se relatos das professoras envolvidas e, com isso, proporcionando a valorização do trabalho desenvolvido. E para concluir, todos os jogos aplicados motivaram a ideia da construção de um material de apoio aos professores com o intuito de ajudar o professor a construir seus próprios jogos didáticos relacionados ao corpo humano.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherDois Vizinhos-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas biológicos-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectBiological systems-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleIntervenção pedagógica lúdica em sala de recursos multifuncionais: explorando o corpo humano-
Título: dc.titleEdutainment pedagogical intervention in a multifunctional resource room: the human body-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.