Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Karina Alessandra Pessoa da | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otávio | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Lunaína Maria de Novaes e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:08:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:08:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20315 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668726 | - |
Descrição: dc.description | This research is about the use of math in chemistry classes, using math modeling activity to work with the chemistry subjects by an innovative way, being possible to create a collaborative work with both subjects and then attract the attention of the students, showing that there is no much difference between both subjects as many people think. To set up the discussion, experiments have been developed to emphasize the use of math in the chemistry classes, turning the subject explanation more clear and visible for people to see how the use of math modeling can allow a dynamic and clear teaching. In order to build up the discussion, textbooks exercises examples were used with experiments and activities to show how the process works by the best possible way. So, with this proposal, the research intend to collaborate with the many professional of the area, more specifically with the chemistry and math teachers who can learn how to work using de math modeling and work together, in order to bring a new meaning for the classes and a new subject perception by the students. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa aborda a utilização da matemática nas aulas de química, utilizando-se de atividade de modelagem matemática para trabalhar os assuntos referentes à química de forma inovadora, corroborando para um trabalho conjunto entre as matérias, com a intenção de atrair a atenção dos alunos perante a disciplina e demonstrando que as duas matérias não se diferem tanto, conforme muitos pensam. Para se estabelecer a discussão, foram utilizados experimentos para enfatizar o uso da matemática nas aulas de química, para tornar a exposição do assunto mais clara e perceptível para as pessoas perceberem como o uso de modelagem matemática pode permitir um ensino de maneira mais dinâmica e esclarecedora. Para se estabelecer a discussão, foram utilizados exemplos de exercícios estabelecidos em livros didáticos, com experimentos e atividades, para demonstrar da melhor maneira como funcionam os processos. Com a seguinte proposta, pretende-se que a pesquisa possa colaborar com os diferentes profissionais da área, mas especificamente, com os professores de matemática e química, que podem aprender a trabalhar modelagem matemática e juntar suas práticas, a fim de trazer um novo sentido às aulas e uma nova percepção da matéria por parte dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação Matemática e Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos - Análise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Programas de atividades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks - Analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activity programs in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Título: dc.title | Trabalhando matemática nas aulas de química: desenvolvimento de atividades de modelagem matemática | - |
Título: dc.title | Working mathematics in chemistry classes: development of mathematical modeling activities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: