Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.contributor | De Marco, Marilete Terezinha | - |
Autor(es): dc.contributor | Cedran, Jaime da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Sousa, Jennifer Caroline de | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
Autor(es): dc.creator | Rossi, Breno Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:08:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:08:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26278 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668705 | - |
Descrição: dc.description | The objective of this work is to present a Didactic Sequence (SD), as a teaching methodology applied in Geography classes. This teaching and learning tool must be able to provide students with a view of the content involved and the relationship between scientific knowledge and everyday life, providing scientific literacy. It is a strategy, a set of activities whose interventions are planned, step by step by the teacher, so that the understanding of the proposed content or theme is achieved by the students. Scientific experience is understood as an action that contradicts common knowledge. It is necessary to track the students' previous opinions and then put them to the test through a problem situation that promotes the development of their scientific spirit. We formulate the Didactic Sequence based on the analysis of the perceptual segment, that is, we order, structure and articulate activities to require an active role of students, offering elements so that they can be agents of meaningful learning. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho é apresentar uma Sequência Didática (SD), como uma metodologia de ensino aplicada em aulas de Geografia. Este instrumento de ensino e aprendizagem deve ser capaz de proporcionar aos alunos uma visão dos conteúdos envolvidos e as relações entre o saber científico e o cotidiano, proporcionando a alfabetização científica. Trata-se de uma estratégia, de um conjunto de atividades cujas intervenções são planejadas, etapa por etapa pelo professor, para que o entendimento do conteúdo ou tema proposto seja alcançado pelos alunos. Entende-se a experiência científica como uma ação que contradiz o conhecimento comum. É preciso rastrear as opiniões prévias dos alunos e em seguida colocálas à prova por meio de uma situação problema que promova o desenvolvimento do seu espírito científico. Formulamos a Sequência Didática com base na análise do segmento perceptivo, isto é, ordenamos, estruturamos e articulamos atividades para requerer um papel ativo dos estudantes, oferecendo elementos para que possam ser agentes de uma aprendizagem significativa. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Ensino de Ciências | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia - Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Active learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography - Metodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | - |
Título: dc.title | A sequência didática como metodologia de ensino e aprendizagem de conceitos físicos nas aulas de geografia | - |
Título: dc.title | Didactic sequence as teaching methodology learning physical concepts in geography classes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: