A sequência didática como metodologia de ensino e aprendizagem de conceitos físicos nas aulas de geografia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.contributorDe Marco, Marilete Terezinha-
Autor(es): dc.contributorCedran, Jaime da Costa-
Autor(es): dc.contributorSousa, Jennifer Caroline de-
Autor(es): dc.contributorNunes, Rodrigo Ruschel-
Autor(es): dc.creatorRossi, Breno Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:08:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:08:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26278-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668705-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this work is to present a Didactic Sequence (SD), as a teaching methodology applied in Geography classes. This teaching and learning tool must be able to provide students with a view of the content involved and the relationship between scientific knowledge and everyday life, providing scientific literacy. It is a strategy, a set of activities whose interventions are planned, step by step by the teacher, so that the understanding of the proposed content or theme is achieved by the students. Scientific experience is understood as an action that contradicts common knowledge. It is necessary to track the students' previous opinions and then put them to the test through a problem situation that promotes the development of their scientific spirit. We formulate the Didactic Sequence based on the analysis of the perceptual segment, that is, we order, structure and articulate activities to require an active role of students, offering elements so that they can be agents of meaningful learning.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é apresentar uma Sequência Didática (SD), como uma metodologia de ensino aplicada em aulas de Geografia. Este instrumento de ensino e aprendizagem deve ser capaz de proporcionar aos alunos uma visão dos conteúdos envolvidos e as relações entre o saber científico e o cotidiano, proporcionando a alfabetização científica. Trata­-se de uma estratégia, de um conjunto de atividades cujas intervenções são planejadas, etapa por etapa pelo professor, para que o entendimento do conteúdo ou tema proposto seja alcançado pelos alunos. Entende­-se a experiência científica como uma ação que contradiz o conhecimento comum. É preciso rastrear as opiniões prévias dos alunos e em seguida colocá­las à prova por meio de uma situação problema que promova o desenvolvimento do seu espírito científico. Formulamos a Sequência Didática com base na análise do segmento perceptivo, isto é, ordenamos, estruturamos e articulamos atividades para requerer um papel ativo dos estudantes, oferecendo elementos para que possam ser agentes de uma aprendizagem significativa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherMedianeira-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEnsino de Ciências-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectGeography - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectGeography - Metodology-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA-
Título: dc.titleA sequência didática como metodologia de ensino e aprendizagem de conceitos físicos nas aulas de geografia-
Título: dc.titleDidactic sequence as teaching methodology learning physical concepts in geography classes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.