A Prática pedagógica do professor de matemática da educação básica do Paraná no uso das atuais tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino a distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAquino, Alysson Eduardo de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorAquino, Alysson Eduardo de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorAquino, Ellen Larissa de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorCavalcante, Rafael Gomes-
Autor(es): dc.creatorSilva, Sandro Soares-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:08:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:08:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24303-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668704-
Descrição: dc.descriptionThis work makes a qualitative analysis of how the mathematics teachers of basic education in the state of Paraná use the current digital technologies in hybrid pedagogical practices and, consequently, a reflection of the reason that some of them still do not use them for critical-collaborative production. Of mathematical knowledge, and finally, to show some alternatives of inclusion of the Digital Technologies of Information and Communication in the planning of the teaching work. Through bibliographic research procedures: what possibly prevent or hinder these teachers from using these current technologies in addition to their pedagogical practices, and if só, do these teachers use them only as technological support or for the production of mathematical knowledge? Detailed analysis of an exploratory and bibliographic research by several authors will be carried out with research implemented to draw satisfactory conclusions. Thus, we can think, at the end of this project, about a paradigm shift regarding the passive and consumer use of current technologies, and propose to the reader of this project, a more appropriate, critical and collaborative use of some digital technologies existing in the area of mathematics, and that it can also serve as a proposal for carrying out critical-collaborative learning of current digital technologies for other areas of knowledge.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho faz uma análise qualitativa, sobre como os professores de matemática da educação básica do estado do Paraná utilizam as atuais tecnologias digitais nas práticas pedagógicas híbridas e, consequentemente, uma reflexão do motivo que alguns destes ainda não as utilizam para a produção crítico-colaborativa do conhecimento matemático, e por fim, mostrar algumas alternativas de inclusão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no planejamento do trabalho docente. Através de procedimentos de uma pesquisa bibliográfica: o que possivelmente impedem ou dificultam esses professores de usarem essas atuais tecnologias para além de suas práticas pedagógicas, e se assim o fazem, esses professores as usam apenas como suporte tecnológico ou para produção de conhecimento matemático? Serão feitas análises detalhadas de uma pesquisa exploratória e bibliográfica de diversos autores com pesquisas implementadas para se tirar conclusões satisfatórias. Assim, poderemos pensar, ao final deste projeto, numa mudança de paradigma quanto ao uso passivo e consumidor das tecnologias atuais, e propor para o leitor deste projeto, um uso mais adequado, crítico e colaborativo de algumas tecnologias digitais existentes na área de matemática, e que poderá, também, servir de proposta de execução de uma aprendizagem crítico-colaborativa das atuais tecnologias digitais para outras áreas do conhecimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento crítico-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectStudent teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers - Mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectCritical thinking-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleA Prática pedagógica do professor de matemática da educação básica do Paraná no uso das atuais tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino a distância-
Título: dc.titleThe pedagogical practice of the mathematics teacher of basic education in Paraná in the use of current digital information and communication technologies for distance learning-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.