Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Susiele Machry da | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Susiele Machry da | - |
Autor(es): dc.contributor | Consoli, Marcia Oberderfer | - |
Autor(es): dc.contributor | Maia, Adriana Valério | - |
Autor(es): dc.creator | Compagnoni, Mayara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:08:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:08:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14683 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668699 | - |
Descrição: dc.description | The present work presents as main proposal an analysis about the use of the textual genres in the schools of Special Education modality, intends to verify which are the genres used, which are more effective, and how the genres are applied and suitable during classes to better attend the needs of the students, since in each class there are limitations on differences between students. The interest in this subject was a personal motivation, since the researcher had a very close loved one with an intellectual disability and often accompanied him in a school environment, when he still attended. The information for the proposal of the work and the data collection through questionnaires applied as teachers and observation of classes in the Carlos Almeida School of Basic Education Special Modality - Pato Branco. As a theoretical basis for the development of work, such as authors, MARCUSCHI, 2012; BAHKTIN, 1997; BEZERRA, 2010, among others. The results obtained in the questionnaires and observations of the classes allow us to verify that in this mode of teaching, the genre are essential in the work of the native language, and that in the same class, as teachers apply works with different genres, adapting them to the difficulties of the students. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho apresenta como proposta principal uma análise sobre o uso dos gêneros textuais nas escolas de modalidade Educação Especial, com vistas a verificar quais são os gêneros utilizados, quais os considerados mais eficazes, e como esses gêneros são aplicados e adequados durante as aulas para melhor atender às necessidades dos alunos, visto que em cada classe há limitações diferenciadas entre os estudantes. O interesse por esse tema, deu-se por uma motivação pessoal, posto que a pesquisadora tem um ente querido muito próximo com deficiência intelectual e o acompanhava, muitas vezes, no ambiente escolar, quando ele ainda o frequentava. As informações para a proposta do trabalho foram coletadas através de questionários aplicados com as professoras e observação de aulas na Escola Carlos Almeida de Educação Básica Modalidade Especial - Pato Branco. Como embasamento teórico para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados autores como, MARCUSCHI, 2012; BAHKTIN, 1997; BEZERRA, 2010, entre outros. Os resultados obtidos nos questionários e observações das aulas permitiram verificar que nessa modalidade de ensino os gêneros são essenciais no trabalho da língua materna, e que, em uma mesma turma, as professoras aplicam trabalhos com diferentes gêneros, adaptando-os às dificuldades dos alunos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Pato Branco | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Departamento Acadêmico de Letras | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros literários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literary form | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | O trabalho com gêneros textuais na modalidade de ensino especial | - |
Título: dc.title | The work with textual genres in the modality of special education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: