Uma proposta de ensino do movimento oblíquo no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLaczkoswki, Ivan Marcelo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9125564173199172-
Autor(es): dc.contributorLaczkoswki, Ivan Marcelo-
Autor(es): dc.contributorDeimling, Cesar Vanderlei-
Autor(es): dc.contributorJesus, Manoel Messias Alvino de-
Autor(es): dc.creatorMartins, Mariel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:08:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:08:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2019-02-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4457-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668679-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Produto educacional: uma proposta de ensino do movimento oblíquo no ensino médio-
Descrição: dc.descriptionThe study of oblique motion is recorded in kinematics, without referring to a group of studies on the movement of bodies. This stage of study, the students must take theoretical basis; The objective of this work is to verify that we can design on the oblique approach the experimental, simulated and analyzed with educational software. For more information, it is important to have access to physics, such as uniform motion and evenly varying motion. These studies are provided in the work, having the studies are the knowledge in the organically are did the curriculum. To reach the objectives, a sequence of activities was developed that presented: the historical context of the evolution of the oblique movement; previous view, in particular of kinematics; situations problems; experimental activity; with Algodôo educational software and observations of the experimental activity with Tracker software. For this, it uses theoretical principles of the mediation theory of Vygotsky, with its relation between student, object of study and teacher. This product was applied in three public school colleges, in different high school classes, and in three different cities, which are the result of their results that are proving effective in promoting a greater relationship of the student with this phenomenon, providing collective and individual participation in student learning, characteristics coveted in any teaching methodology.-
Descrição: dc.descriptionO estudo do movimento oblíquo é resumo contextualizado na cinemática, que por sua vez, é ramo da mecânica que estuda o movimento dos corpos, sem levar em consideração as massas ou causas do movimento. Normalmente, neste estágio de estudo, os alunos adquirem embasamento teórico observável nas mais variadas formas de aplicação do conteúdo de movimento. O objetivo principal deste trabalho foi mostrar e verificar se podemos atribuir ao movimento parabólico uma abordagem experimental, simulada e analisada com softwares educacionais. Para chegar a esta conclusão foram abordados conteúdos importantes da Física, como movimento uniforme e movimento uniformemente variado. Estes conceitos são apresentados superficialmente neste trabalho, tendo em vista que são conhecimentos prévios que o aluno já deveria ter estudado nesta componente curricular. Para atingir os objetivos, foi desenvolvida uma sequência de atividades nos quais foram apresentados: o contexto histórico da evolução do estudo do movimento parabólico; conceitos já estudados em aulas anteriores de física, em especial da cinemática; algumas situações problemas; atividades experimentais; simulação com software educacional Algodoo e observação da atividade experimental com software Tracker, ambos de livre produção. Para isso, foram utilizados, como princípios norteadores teóricos, a teoria da mediação de Vigotsky, que em síntese, relaciona aluno, objeto de estudo e professor. O produto educacional desenvolvido foi aplicado em três colégios da rede pública de ensino do Estado do Paraná, em diferentes turmas do ensino médio, e em três cidades diferentes. Os resultados obtidos indicam que esta atividade foi efetiva em promover uma melhor compreensão, por parte do aluno, com relação a este fenômeno e proporcionou participações coletivas e individuais do corpo docente envolvido, características cobiçadas em qualquer metodologia de ensino.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCampo Mourao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Física-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Experiências-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectMotion-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Experiments-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica/Ensino de Física-
Título: dc.titleUma proposta de ensino do movimento oblíquo no ensino médio-
Título: dc.titleA proposal of oblique motion teaching in high school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.