A interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Marcos Cesar Danhoni-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6514146095003486-
Autor(es): dc.contributorSilva, Sani de Carvalho Rutz da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390-
Autor(es): dc.contributorSilva, Silvio Luiz Rutz da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Josie Agatha Parrilha da-
Autor(es): dc.contributorNeves, Marcos Cesar Danhoni-
Autor(es): dc.creatorMichelato, Rafael Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:08:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:08:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2017-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2383-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668636-
Descrição: dc.descriptionAcompanha: Manual didático para aplicação do monocórdio como objeto lúdico perelmaniano-
Descrição: dc.descriptionThis research addresses the possibility of establishing an interdisciplinary practice between disciplines of Physics and Music, in high school integrated to technical, on Federal Institute of Paraná, Telemaco Borba site. The study has aimed to establish an interdisciplinary practice between the disciplines of physics and music, that focuses on the use of monochord as Perelman’s Playful Object. Also, seek to understand design of the sound concept by the students, creating a blog to spread interdisciplinary proposal, which relates the Perelman’s Playful Object with active construction of knowledge by students. The methodological approach is qualitative, by phenomenology, based on Husserl (1997). Five students display their conceptions of what is sound, and from their speeches proceeds to phenomenological reduction. These speeches were understandable in their horizons and perspectives through reflection. After understanding of units, we draw an ideographic profile, from whom born the convergences, which, after being grouped together set up the overall nomothetic understanding of speeches. Therefore, we have structured phenomenon of what is sound. The phenomenological analysis unveiled the importance of meaningful approaches, active and playful for teaching. In order to boost learning, help in the construction and reconstruction of knowledge that involving the intrinsic relationship between Art and Science.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa aborda a possibilidade de se estabelecer uma prática interdisciplinar entre as disciplinas de Física e Música, no ensino médio, integrado ao técnico, no Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba. O estudo teve como objetivo estabelecer uma prática interdisciplinar entre as disciplinas de Física e Música que tenha como foco a utilização do monocórdio como Objeto Lúdico Perelmaniano e, ainda, buscou compreender a concepção do conceito de som por parte dos educandos, além de criar um blog para difusão da proposta interdisciplinar, que relaciona o Objeto Lúdico Perelmaniano com a construção ativa de conhecimento por parte dos estudantes. A abordagem metodológica é qualitativa, através da Fenomenologia, com base em Husserl (1997). Cinco estudantes expõem suas concepções do que é o som, e a partir de seus discursos procede-se à redução fenomenológica. Seus discursos são compreendidos em seus horizontes e perspectivas através da reflexão. Após a compreensão das unidades, traçamos um perfil ideográfico, do qual nascem as convergências, as quais, após serem agrupadas, compõem a compreensão nomotética geral dos discursos. Assim, é estruturado o fenômeno do que é o som. A análise fenomenológica descortinou a importância de abordagens significativas, ativas e lúdicas para o ensino, a fim de impulsionar o aprendizado e auxiliar na construção e reconstrução dos conhecimentos que envolvem a relação intrínseca entre Arte e Ciência.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherPonta Grossa-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica e ciência-
Palavras-chave: dc.subjectSom - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMusic - Instruction and study-
Palavras-chave: dc.subjectMusic and science-
Palavras-chave: dc.subjectSound - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências e Matemática-
Título: dc.titleA interdisciplinaridade de um monocórdio: uma análise fenomenológica envolvendo alunos do ensino médio profissionalizante-
Título: dc.titleAn interdisciplinarity of a monochrome: a phenomenological analysis involving high school students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.