Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cargnin, Claudete | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5336055654190666 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cargnin, Claudete | - |
Autor(es): dc.contributor | Vertuan, Rodolfo Eduardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Rui Marcos de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Borssoi, Adriana Helena | - |
Autor(es): dc.contributor | Kato, Lilian Akemi | - |
Autor(es): dc.creator | Waideman, Adriele Carolini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:08:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:08:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3839 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668626 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Do papel à tela do celular: um aplicativo para os estudos de derivadas; Caderno de questões para o estudo de derivadas. | - |
Descrição: dc.description | This research investigates the use that students who have already taken the discipline of Differential and Integral Calculus make of an application developed for the study of derivatives, from the question: what evaluation do these students do about this application? The proposed application is composed of two phases, the first has the aim to do a content review, while the second one prioritizes the study of graphical representations of the functions and their derivatives. The questions elaboration of the second phase was based on the Theory of Registration of Semiotic Representation and uses at least two registers of semiotic representation in each question. The application was tested by 10 volunteer students from the courses of Degree in Mathematics and Agroindustrial Production Engineering from different classes of a state university which met the prerequisites. From an online questionnaire, they made the evaluation of usability, efficiency and the application data. It has been realized that the cell phone can become a strong ally for both teaching and learning. Among the factors pointed out is the possibility of using the application for study, in offline mode, at any time and place, besides dynamicity. The "Derivative Quiz" application is part of this dissertation and its interface can be found in the educational product: "From paper to cellphone screen: an application for derivative studies". The questions used in the two phases and some suggestions to teachers are available in Educational Product II: "Notebook for questions of the study of derivatives" and are available for print and can be used in the classroom. | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa investiga a utilização que alunos que já cursaram a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral fazem de um aplicativo desenvolvido para o estudo de derivadas, a partir da questão: que avaliação fazem esses alunos sobre esse aplicativo? O aplicativo proposto é composto por duas fases, sendo que a primeira objetiva fazer uma revisão do conteúdo, enquanto a segunda prioriza o estudo das representações gráficas de funções e suas derivadas. A elaboração das questões da segunda fase fundamentou-se na Teoria de Registro de Representação Semiótica e utiliza ao menos dois registros de representação semiótica em cada questão. O aplicativo foi testado por 10 alunos voluntários da Licenciatura em Matemática e Engenharia de Produção Agroindustrial, de diferentes anos, de uma universidade estadual, e que atendiam aos pré-requisitos. A partir de um questionário on line, eles fizeram a avaliação de usabilidade e eficiência e dos dados do aplicativo. Percebeu-se que o celular pode se tornar um forte aliado tanto para o ensino, como para a aprendizagem. Entre os fatores apontados, está a possibilidade de utilização do aplicativo para estudo, em modo off line, em qualquer tempo e lugar, além da dinamicidade. O aplicativo “Derivada Quiz1” faz parte desta dissertação e sua interface pode ser encontrada no Produto Educacional I2: “Do papel à tela do celular: um aplicativo para os estudos de derivadas”. As questões utilizadas nas duas fases e algumas sugestões aos professores estão disponíveis no Produto Educacional II: “Caderno de questões para o estudo de derivadas” e estão disponíveis para impressão e podem ser usadas em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | embargoedAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cálculo - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Derivadas (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Calculus - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Derivatives (Mathematics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobile apps | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências e Matemática | - |
Título: dc.title | Um aplicativo para o estudo de derivadas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: