Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Menon, Maurício Cesar | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0277021640443026 | - |
Autor(es): dc.contributor | Leite, Suely | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Marilu Martens | - |
Autor(es): dc.contributor | Menon, Maurício Cesar | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Deived | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:08:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:08:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-06-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2153 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668599 | - |
Descrição: dc.description | Acompanha: Do mar de informação ao cortiço | - |
Descrição: dc.description | This paper proposes a teaching sequence for the curricular component of Literature, of the Portuguese Language course, based on studies of Rildo Cosson (2007), published in Letramento Literário: teoria e prática, and in the use of new information and communication technologies, as it aims to contribute to the teaching work in a closer relationship between students of primary and secondary education and literary texts through electronic tools and virtual environments of the world wide web. Guided by the challenges of the contemporary school environment, it is proposed an alternative in what the virtual environment, with its indispensable presence to the current man, can contribute to the educational goals recommended by the teaching of literature. Thus, the didactic sequence aims to contribute to the guidance of elementary school students for the reading of the book Dez dias de cortiço, of Ivan Jaf (2008), and the closeness between high school students and the opus O Cortiço, of Aluísio Azevedo (2010), starting by reading the transposition of the book, available online in video game format. As theme support, aiming to conduct the students to the original Azevedos's narrative, it suggests the investigation of the relations among this novel and other literary genres that have the theme of adolescence and its conflicts. As theoretical contribution to the work of teachers with the book of the Realistic-Naturalist period there are very important contributions of Antonio Candido (1995), which points to the humanizing role of literature, the concern of Italo Calvino (2007) for the maintenance of access to the classics of literature in times of changes in the technology field, as well as the weights of Zygmunt Bauman (2001) on the called “liquid modernity”, among other authors that support this study. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho apresenta uma sequência didática para o componente curricular de Literatura, da disciplina de Língua Portuguesa, com base nos estudos de Rildo Cosson (2007), publicados em Letramento Literário: teoria e prática, e no uso das novas tecnologias da informação e comunicação, pois almeja contribuir com o trabalho docente em uma aproximação maior entre estudantes dos ensinos fundamental e médio e os textos literários por meio de ferramentas eletrônicas e de ambientes virtuais da rede mundial de computadores. Pautando-se nos grandes desafios do ambiente escolar na contemporaneidade, propõe-se uma alternativa em que o ambiente virtual, presença indispensável ao homem atual, possa colaborar com as finalidades educativas preconizadas pelo ensino de literatura. Assim, a sequência didática pretende contribuir para o encaminhamento dos estudantes do ensino fundamental para a leitura do livro Dez Dias de Cortiço, de Ivan Jaf (2008), e na aproximação entre os estudantes do ensino médio e a obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo (2010), partindo da leitura da transposição deste, disponível na internet em formato de jogo eletrônico. Como suporte temático, objetivando encaminhar os estudantes para a leitura da narrativa original de Azevedo, sugere-se a investigação das relações estabelecidas entre este romance e outros gêneros literários que tenham como tema a adolescência e seus conflitos. Como aporte teórico para o trabalho dos professores com a obra do período Realista-Naturalista foram de grande importância as contribuições de Antonio Candido (1995), que aponta para o papel humanizador da literatura, a preocupação de Italo Calvino (2007) quanto à manutenção do acesso aos clássicos da literatura em tempos de mudanças no campo tecnológico, assim como as ponderações de Zygmunt Bauman (2001) sobre a chamada “Modernidade Líquida”, entre outros autores que embasam o presente estudo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Londrina | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | Ambiente virtual e literatura: uma proposta de sequência didática com a obra O Cortiço | - |
Título: dc.title | Virtual environment and literature: a proposal of a didactic sequence with the book O Cortiço | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: