O uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDallabona, Carlos Alberto-
Autor(es): dc.contributorDallabona, Carlos Alberto-
Autor(es): dc.contributorSaito, Olga Harumi-
Autor(es): dc.contributorBadoch, Maria Teresa Garcia-
Autor(es): dc.creatorMontanarin, Cleveron-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:08:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:08:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19644-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668593-
Descrição: dc.descriptionDigital technologies are already present in our culture and are used in the most varied instances of society, including education. These same technologies, when well planned, can assist the teacher in his work. This includes the use of games, which can become a useful and attractive learning resource. In the process of literacy, however, the use of digital technologies, mainly through games, stimulate and provides not only cognitive but also kinesthetic development of the individual. Thus, in a playful way and with a different proposal and pedagogical methodology, the individual is encouraged to learn actively, doing and playing. One possible tool for developing interactive games that can assist in the literacy process is Scratch Software, which aims to make the developer and player the protagonists of their own learning-
Descrição: dc.descriptionAs tecnologias digitais já estão presentes em nossa cultura e são utilizadas nas mais variadas instâncias da sociedade, inclusive na educação. Estas mesmas tecnologias, quando bem planejadas, podem auxiliar o professor no seu trabalho. Isso inclui o uso de jogos, que pode se tornar um recurso pedagógico profícuo e atrativo. Já no processo de alfabetização o uso das tecnologias digitais, principalmente por meio de jogos, oferece estímulos e propiciam o desenvolvimento não apenas cognitivo, mas também cinestésico do indivíduo. Assim, de maneira lúdica e com uma proposta e metodologia pedagógica diferenciada, o indivíduo é estimulado a aprender de forma ativa, fazendo e jogando. Uma possível ferramenta para o desenvolvimento de jogos interativos que podem auxiliar no processo de alfabetização é Software Scratch, que tem por finalidade tornar o desenvolvedor e jogador protagonistas do seu próprio aprendizado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Inovação e Tecnologias na Educação-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectEducational games-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectScratch (Computer program language)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleO uso do software Scratch como recurso pedagógico no processo de alfabetização-
Título: dc.titleUse of Scratch software as a pedagogical resource in the literacy process-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.