Gamersbook: sistema gamificado de apoio ao aprendizado

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTenório, Marcos Mincov-
Autor(es): dc.contributorTenório, Marcos Mincov-
Autor(es): dc.contributorSato, Gustavo Yuji-
Autor(es): dc.contributorReinaldo, Francisco Antonio Fernandes-
Autor(es): dc.creatorFalcão, Adair Perdomo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:08:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:08:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11604-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668588-
Descrição: dc.descriptionTeaching support tools is used to manage courses and content by students and teachers, but in many cases the student low interest allied with lack of motivation is undermining the effective use of this systems. This challenge is usual in extra class environments where regular time of study is interfered by many digital entertainment present in student's life. A recent approach that aims to engage, motivate and generate commitment in users is the Gamification. This approach is the use of game elements and game mechanics to enrich non-games contexts, affecting mainly the student's motivation and engagement. This is a potential tool to be used in education. This work presents the preliminary development of the system GamersBook, a web based teaching support tool with gamification techniques to generate students interest and attention, making the regular class in a playful activity aiming to improve the student learning, behavior and classroom performance. The proposal and development of this environment is the main focus of this work.-
Descrição: dc.descriptionExiste um grande número de ferramentas de apoio ao ensino, mas na maioria dos casos o uso efetivo do sistema pelo aluno é baixo, assim como o seu interesse, que aliado a falta de motivação para realização de atividades são algumas das principais dificuldades enfrentadas pelos professores, esse desafio se faz presente especialmente fora de sala de aula, onde o estudo regular sofre interferência das diferentes formas de entretenimento presentes no cotidiano. Gamificação é o uso de mecânicas e elementos de jogos para enriquecer contextos não relacionados a jogos visando engajar, motivar e gerar comprometimento nos usuários, não se pode confundir gamificação com criar um jogo, não se encaixa também na categoria de jogos educacionais, mas sim trata de incentivar um determinado comportamento que neste caso esta alinhado com os objetivos pedagógicos. Gamificação funciona, pois, seus métodos atuam diretamente com as motivações do aluno. Esse potencial pode ser utilizado na educação. O sistema desenvolvido de codinome GamersBook é uma ferramenta web de apoio ao aprendizado que faz uso de técnicas de gamificação, como pontuação e conquistas, para estimular o interesse e a atenção dos estudantes, propondo objetivos para os conteúdos abordados em sala de aula e tornando lúdica a realização das atividades, visando uma melhora geral no aprendizado do estudante, comportamento e consequentemente no desempenho dos alunos também em sala de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherFrancisco Beltrao-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Informática-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsAn error occurred getting the license - uri.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching - Aids and devices-
Palavras-chave: dc.subjectActive learning-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO-
Título: dc.titleGamersbook: sistema gamificado de apoio ao aprendizado-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

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