Onde está a física? Uma discussão acerca de conteúdos de física abordados em ciências no ensino fundamental 2

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSutil, Noemi-
Autor(es): dc.contributorSutil, Noemi-
Autor(es): dc.contributorAlves, João Amadeus Pereira-
Autor(es): dc.contributorFlorczak, Marcos Antônio-
Autor(es): dc.creatorSeverino, Edilaine da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2022-02-21T22:08:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2022-02-21T22:08:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8854-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668489-
Descrição: dc.descriptionThis research provides an overview of Physics contents addressed in Science teaching in Elementary School 2, the conditions of teaching and the difficulties and possibilities the teachers find in teaching. This research involved two stages, the first one was the analysis of official documents and the second one involved interviews with public school teachers in the metropolitan region of Curitiba, in city of Itaperuçu. It has been analyzed the National Curriculum Standards for Science Education (PCN), the National Curricular Guidelines (DCN), the Political-Pedagogical Projects (PPP) of schools and the work plans of the interviewed teachers. Among the propositions of interpretations can be noted that the training of teachers and the choice of textbooks influence the Physical contents approach in Elementary School 2.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa apresenta um panorama sobre quais conteúdos de Física são abordados em Ciências no Ensino Fundamental 2, condições desse ensino e dificuldades e possibilidades que os professores encontram ao lecionar. Esta pesquisa contou com duas etapas, sendo a primeira delas a análise de documentos oficiais e a segunda entrevistas com professores da rede pública de ensino da região metropolitana de Curitiba, na cidade de Itaperuçu. Foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Ciências (PCN), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), os Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas e os planos de trabalho dos professores entrevistados. Entre as proposições de interpretações, pode-se destacar que a formação dos professores e a escolha dos livros didáticos influenciam na abordagem de conteúdos de Física no Ensino Fundamental 2.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paraná-
Publicador: dc.publisherCuritiba-
Publicador: dc.publisherBrasil-
Publicador: dc.publisherDepartamento Acadêmico de Física-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Publicador: dc.publisherUTFPR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinary approach to knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA-
Título: dc.titleOnde está a física? Uma discussão acerca de conteúdos de física abordados em ciências no ensino fundamental 2-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT

Não existem arquivos associados a este item.