Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Greca, Juliana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Greca, Juliana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Amábilis de Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor | Scheffler, Ismael | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Caroline Karasinski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:08:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:08:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17056 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668479 | - |
Descrição: dc.description | The Uakti group worked between 1978 and 2015 with the aim of generating combinations between the musical instruments, as well as creating a space that would welcome the researches and musical productions of the group, providing a variety of exchanges, learning and artistic manifestations among Uakti members, and this was reflected not only in the sonority of their songs but also in the bodies of the musicians when interacting with these instruments. The work of the group covered several areas of knowledge, among them Music, Dance, Architecture, Engineering, Handicrafts, Woodworking, Physics, Electronics, among others. This research proposes to analyze the Uakti group as a hybrid proposal based on Schafer's (2001) Soundscape theory in Music and the Laban Movement Analysis (1971) in Dance, with transdisciplinary perspectives that enable the construction of knowledge for the field of Education. It is understood that thinking the Uakti group as a hybrid proposal adds the sharing of knowledge and its defragmentation, because it is perceived that access to Music can occur through other areas of knowledge that are not necessarily the specific field of Music, as well as relations artistic and/or non-artistic that promote the de-translation between knowledge. | - |
Descrição: dc.description | O grupo Uakti trabalhou entre 1978 e 2015 com o objetivo de gerar combinações entre os instrumentos musicais, como também em criar um espaço que acolhesse as investigações e produções musicais do grupo proporcionando trocas, aprendizagens e manifestações artísticas variadas entre os integrantes do Uakti, caracterizando-se pela particularidade de criar e produzir seus instrumentos musicais, algo que se refletiu não apenas na sonoridade de suas músicas, mas também nos corpos dos músicos ao interagirem com esses instrumentos. O trabalho do grupo perpassou por várias áreas do conhecimento, dentre elas Música, Dança, Arquitetura, Engenharia, Artesanato, Marcenaria, Física, Eletrônica, entre outras. Esta pesquisa se propõe a analisar o grupo Uakti como proposta híbrida a partir da teoria da Paisagem Sonora de Schafer (2001) na Música e da Análise de Movimento de Laban (1971) na Dança, com perspectivas transdisciplinares que possibilitam a construção de conhecimentos para o campo da Educação. Compreende-se que pensar o grupo Uakti como proposta híbrida agrega o compartilhamento de conhecimentos e sua desfragmentação, pois se percebe que o acesso à Música pode se dar por outras áreas de conhecimento que não sejam necessariamente do campo específico da Música, e também de relações artísticas e/ou não artísticas que promovam a desfronteirização entre os conhecimentos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Curitiba | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Artes Híbridas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimídia (Arte) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos musicais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bandas (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimedia (Art) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musical instruments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bands (Music) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | - |
Título: dc.title | Indefinindo fronteiras na música: uma análise sobre o grupo Uakti | - |
Título: dc.title | Undefined boundaries in the music: an analysis about Uakti group | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: