Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
Autor(es): dc.contributor | Berghauser, Neron Alipio Cortes | - |
Autor(es): dc.contributor | Obana, João Enzio Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Wrasse, Carlos Laércio | - |
Autor(es): dc.contributor | Thomaz, Diego Venâncio | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Ivonete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:08:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:08:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21053 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668432 | - |
Descrição: dc.description | This work had as its theme the importance of family involvement in early childhood education: A Conflict of Opinions. Whose goal is to study the importance of family and school in shaping the personality of the child, as well as their physical, emotional, intellectual and social development. To achieve this goal initially carried out a review of the literature in order to understand and the steps of development of the child in the light of modern child psychology and the role of the family in this process, to ascertain the role of schools in child development from the aspect the current legislation. Then was held the field research through questionnaires consisting of open and closed questions to ten teachers working in early childhood education and nine parents of students, to know their opinions about the responsibilities, limits and consequences of participation of each part of early childhood education and the contribution resulting from the partnership school/family in the formation of the student. Through this research, it can be seen that in general not noticed much difference in the opinions of teachers and parents regarding the importance of family involvement in the child's learning. However, this study indicated opinions and perceptions that rapprochement between school, teacher and family is essential factor for the child to learn the best way, obtaining significant results and leading him to become a full citizen and critical of their role society. | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve como temática a importância do envolvimento familiar na Educação Infantil: Um Conflito de Opiniões. Cujo objetivo consiste em estudar a importância da família e da escola na formação da personalidade da criança, bem como no seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social. Para o alcance desse objetivo inicialmente realizou-se uma revisão de bibliografia a fim de compreender e as etapas de desenvolvimento da criança à luz da moderna psicologia infantil e o papel da família neste processo, averiguar o papel da escola no desenvolvimento da criança sob o aspecto da legislação vigente. Em seguida, realizou-se a pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários compostos por perguntas abertas e fechadas a dez professores atuantes na educação infantil e nove pais dos alunos, para saber suas opiniões acerca das responsabilidades, limites e consequências da participação de cada parte na educação infantil e a contribuição resultante da parceria família/escola na formação do estudante. Através destas pesquisas, pode-se constatar que de uma maneira geral não se percebeu muita diferença nas opiniões dos professores e dos pais em relação à importância da participação da família no aprendizado da criança. Porém, esse estudo indicou opiniões e percepções de que a aproximação entre escola, professor e familiares é fator essencial para que a criança possa aprender da melhor forma, obtendo resultados significativos econduzindo-o a tornar-se um cidadão completo e critico de seu papel na sociedade. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Medianeira | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento da personalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Families | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personality development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Progress | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A importância do envolvimento familiar na educação infantil: um conflito de opiniões | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: