Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pietruchinski, Mônica Hoeldtke | - |
Autor(es): dc.contributor | Pietruchinski, Mônica Hoeldtke | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Richard Duarte | - |
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Diego Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Matias, Kevellen Laiz da Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2022-02-21T22:08:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2022-02-21T22:08:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26459 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/668413 | - |
Descrição: dc.description | A utilização de sistemas e-learning teve um grande aumento nos últimos anos, como uma consequência do crescimento pela busca de cursos técnicos e graduações na modalidade de Ensino à Distância. Com isso, tornou-se necessário proporcionar uma melhor UX (User Experience) para estes sistemas e-learning. Este trabalho apresenta uma proposta para a melhoria da experiencia do usuário dos alunos da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) na utilização do Moodle institucional, através da aplicação de técnicas para validação da usabilidade e UX, identificando personas, criando o mapa de jornada do usuário, identificando pontos problemáticos dos usuários e propondo possíveis soluções. Após a aplicação das validações iniciais, foi possível identificar os pontos problemáticos dos alunos ao utilizar o Moodle e coletar sugestões deles. Com estes pontos identificados, juntamente com o mapa de jornada dos usuários e personas, foi possível buscar soluções que, possivelmente atendessem as necessidades dos alunos e podendo trazer uma maior satisfação na utilização do Moodle. Palavras-chave: experiência do usuário; usabilidade; interação humano computador; usuários; Moodle; e-learning. ABSTRACT The use of e-learning systems has increased greatly in recent years, as a consequence of the growth in the search for technical courses and graduations in the Distance Learning modality. Thus, it became necessary to provide a better UX (User Experience) for these e-learning systems. This work presents a proposal to improve the user experience of UTFPR (Federal Technological University of Paraná) students in the use of institutional Moodle, through the application of techniques for validating usability and UX, identifying personas, creating the journey map of the user, identifying problematic points of users and proposing possible solutions. After applying the initial validations, it was possible to identify the problematic points of the students when using Moodle and collect suggestions from them. With these points identified, along with the journey map of users and personas, it was possible to seek solutions that possibly met the needs of students and could bring greater satisfaction in the use of Moodle. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Publicador: dc.publisher | Ponta Grossa | - |
Publicador: dc.publisher | Brasil | - |
Publicador: dc.publisher | Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | - |
Publicador: dc.publisher | UTFPR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de sistema centrado no usuário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação homem-máquina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usuários de computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino à distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | User-centered system design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human-computer interation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer users | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Moodle: uma abordagem focada na experiência do usuário | - |
Título: dc.title | Moodle: an approach focused on user experience | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositorio Institucional da UTFPR - RIUT |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: